Contente
Os donos de gatos costumam se preocupar com a segurança de plantas e flores em suas casas e jardins. As rosas, no entanto, são flores que não sofrem perigo com esses felinos por perto.
Gato perto de um buque de rosas (Dragi52/iStock/Getty Images)
Potencial
Os gatos que ingerirem pétalas de rosa não sofrerão efeitos tóxicos, pois essas flores não são venenosas para eles, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade Contra Animais. As pétalas ingeridas, muitas vezes, provocam efeitos gastrointestinais indesejáveis, no entanto.
Duas rosas (erperlstrom/iStock/Getty Images)Efeitos
Os gatos que ingerirem pétalas de rosas podem apresentar sintomas como vômito, diarreia e depressão. No entanto, esses sintomas devem ser leves e durar por pouco tempo. Se eles persistirem durante um longo prazo, isso exigirá uma visita ao veterinário para um diagnóstico apropriado e um plano de tratamento.
Gato com um veterinário (Fuse/Fuse/Getty Images)
Prevenção e solução
Os gatos não sofrerão efeitos sérios ao comer pétalas de rosas, no entanto mantê-los longe de suas plantas é uma boa ideia. Lesões podem ocorrer ao ingerir as partes espinhosas da roseira e reações aos produtos químicos e pesticidas também podem acontecer. Mantenha Nepeta ou erva de trigo disponível para os gatos roerem, uma vez que nenhuma os prejudicará e ainda poderá diminuir a vontade de comer as outras plantas.
Mulher fazendo um buquê de rosas ao ar livre (Rayes/Photodisc/Getty Images)