Contente
É normal que as fêmeas prenhas tenham algum corrimento vaginal gelatinoso transparente durante a gravidez. Primeiro, o corrimento é para ajudar a formar um tampão de muco para proteger os filhotes, mas ele sai antes do parto.
Um corrimento transparente é normal para uma cadela saudável (puppy tail image by Eric Dodd from Fotolia.com)
Curiosidade
Um corrimento transparente e sem cheiro significa que a cadela está prenha e formando um tampão mucoso. Essa é uma maneira de diagnosticar a gravidez em uma cadela tão cedo quanto duas semanas após o cruzamento, de acordo com o site PetEducation.com.
Dilatação
Uma semana ou menos antes do início do trabalho de parto, o tampão mucoso sairá da vagina da cadela de forma a dilatar o colo do útero. Ele pode parecer uma bola de cera de ouvido ou longas tiras de muco com estrias de sangue, de acordo com o Dog Breed Info Center.
Trabalho de parto
Durante o trabalho de parto, um corrimento amarelo vem antes que o filhote seja expelido, porque as membranas que o envolvem se romperam. Às vezes, um líquido verde sairá também, o qual está cheio de fezes do filhote enquanto ele esteve na placenta, mas o corrimento verde normalmente sai após expelir o filhote.
Advertência
Se já se passaram três a cinco semanas após o cruzamento e há um corrimento vaginal mal cheiroso cheio de pus ou com muito sangue, a cadela pode ter uma infecção de útero potencialmente letal denominada piometra de drenagem, de acordo com o "The Veterinarians' Guide to Your Dog's Symptoms".
Equívoco
Ao longo de toda a gestação da cadela, algum corrimento rosa claro é normal, mas pode ele ser confundido com piometra ou aborto, de acordo com o Hilltop Animal Hospital. Em caso de dúvida, consulte um veterinário.