Contente
Durante a primeira metade do ciclo menstrual, a hipófise secreta o hormônio LH, ou luteinizante, para estimular um folículo em crescimento a produzir estrógeno. Quando o nível adequado de estrogênio é alcançado, a hipófise gera um pico de LH. Por volta de 24 a 36 horas mais tarde, o folículo libera um óvulo no processo chamado de ovulação. Se estiver tentando ficar grávida, poder reconhecer quando este pico de LH começa e termina ajuda você a programar a relação sexual para coincidir com a ovulação, aumentando assim suas chances de engravidar.
Instruções
Identificar seu pico de LH aumenta as chances de engravidar (BananaStock/BananaStock/Getty Images)-
Comece a fazer testes diariamente com um kit de previsão de ovulação alguns dias antes da data que espera ovular. Se souber quando isso acontecerá, comece a testar de três a quatro dias antes. Caso não tenha ideia de quando pode ovular, comece a testar 17 ou 18 dias antes do início da menstruação. Se a duração do ciclo for variável, use como referência o ciclo mais curto dos últimos seis meses para determinar quando a menstruação deve vir. Faça o teste entre meio-dia e oito da noite para obter resultados mais precisos.
-
Fique atenta ao resultado positivo. Sempre há duas linhas no kit, porque sempre há uma pequena quantidade de LH no sistema. No entanto, quando você tem o pico de LH, a segunda linha fica tão escura quanto ou mais escura que a linha de controle. Certifique-se de ler as instruções do kit para saber como interpretar os resultados. Algumas marcas consideram a linha no mesmo tom como resultado negativo, logo, ela deve ser mais escura que a linha de controle.
-
Continue fazendo o teste até que apareça um resultado negativo outra vez. Geralmente, há resultado positivo em apenas um dia, mas em até dois dias é normal. Quando a linha do teste ficar clara de novo, o pico terminou e a ovulação deve ocorrer dentro de 36 horas.
Dicas
- Em alguns ciclos é possível usar de 3 a 5 kits. Mas manter de 10 a 20 à mão ajuda a garantir que eles não acabem antes que o pico de LH termine, especialmente se você tem ciclos muito irregulares.
- Se estiver tomando Clomid, o medicamento para fertilidade, tome cuidado para não começar a fazer os testes muito perto de quando deixar de tomar a medicação, pois ela pode gerar falsos positivos. Caso veja um falso positivo e, em seguida, um negativo, você pode pensar que o pico de LH terminou dias antes de ele ter realmente começado.
Aviso
- Às vezes os kits podem não detectar o pico de LH. Se fizer o teste nos momentos errados, como antes de o pico começar e depois que ele estiver baixando outra vez, é possível nunca ver um resultado positivo. Ficar atenta a outros sinais de fertilidade — como muco cervical, temperatura corporal basal e a posição do colo do útero — pode ajudá-la a identificar se a ovulação passou e evitar que passe dias usando seus kits após o pico de LH já ter terminado.
- Se você tiver síndrome do ovário policístico (SOP), talvez não seja possível usar os kits para detectar o pico de LH. As mulheres com SOP produzem quantidades anormais de certos hormônios, incluindo altos níveis de LH. Como esse hormônio pode estar elevado o tempo todo, o resultado pode ser positivo mesmo quando não houver um pico de LH.
O que você precisa
- Dez a vinte kits de previsão de ovulação