Contente
O abacaxi é nativo do Brasil e do Paraguai, mas agora é cultivado em várias partes do mundo, principalmente no Havaí. A deliciosa fruta, que leva 18 meses para amadurecer, tem poucas calorias e é rica em minerais, proteínas, enzimas e vitaminas úteis, tornando-se um lanche saudável que ajuda a promover várias funções corporais.
Abacaxis são nativos da América do Sul (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
Minerais
O abacaxi é rico em uma variedade de sais minerais que executam várias funções no corpo, incluindo o manganês, que é importante para a saúde dos ossos; o cobre, que ajuda nos processos metabólicos; e o magnésio, que é necessário para mais de 300 reações bioquímicas. Além disso, a fruta contém betacaroteno, ácido fólico, potássio e fibra dietética.
Conteúdo dietéticos
Abacaxis são lanches saudáveis devido seu teor nutricional, mas também têm poucas calorias, tornando-os bons petiscos para aqueles que estão monitorando o peso. Eles contêm apenas 50 calorias por cada 100 g e não têm gordura saturada nem colesterol.
Bromelina
Um dos conteúdos mais pertinentes e agradáveis do abacaxi é a bromelina, uma enzima que digere proteínas que ajudam a equilibrar os fluidos corporais e impedem que eles se tornem muito alcalinos ou ácidos. A enzima também ajuda na digestão ao estimular secreções hormonais no pâncreas. Além disso, a bromelina tem propriedades anti-inflamatórias que beneficiam as pessoas com problemas de pele ou reumatismo.
Vitaminas
Abacaxis são excelentes fontes de vitamina C, agente antioxidante, que é conhecida por estimular o sistema imunológico, diminuir a pressão sanguínea e assegurar que o sangue no corpo seja adequadamente dilatado. Várias vitaminas do complexo B também estão presentes nos abacaxis, principalmente B1, B2, B3 e B6, todas importantes para o bem-estar mental.