Contente
Altos níveis de glicose no sangue podem ter uma série de consequências sobre a saúde e o corpo. Quando os níveis de glicose no sangue se elevam, a insulina também aumenta, criando um efeito de montanha-russa. Isto pode levar ao ganho de peso (geralmente em torno da cintura) e alterações de humor. Qualquer tentativa de ganhar massa muscular será ofuscada por uma camada de gordura. Felizmente, há alguns suplementos cientificamente comprovados para ajudar a combater este efeito, um dos quais é o cromo.
Consumo de cromo pode auxiliar na perda de peso (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)
Identificação
O cromo é um mineral essencial presente em quantidades ínfimas no corpo humano. Sua principal função é controlar os níveis de glicose no sangue e promover uso apropriado de glicose ao desviá-lo para as células. De acordo com o University of Maryland Medical Center, quase 90% dos americanos têm deficiência deste mineral a qual é, mais provavelmente, um resultado do consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar.
Tipos
Há vários tipos de produtos de cromo disponíveis para suplementação nutricional: GTF com cromo (fator de tolerância à glicose), picolinato de cromo, histidinato de cromo e nicotinato de cromo. Fontes dietéticas incluem grãos, cogumelos e carnes de órgãos. Frutas e verduras contêm o mínimo de cromo.
Dose
A dose diária recomendada para o cromo é de 35 mcg para homens adultos e 25 mcg para mulheres adultas de 19 a 50 anos de idade. No entanto, a suplementação é, tipicamente, de 200 mcg uma a três vezes por dia antes das refeições para ajudar a manter os níveis de glicose sob controle. De acordo com o University of Maryland Medical Center, diabéticos podem tomar até 1000 mcg, mas a segurança de doses elevadas ainda não é conhecida. O cromo, em combinação com medicamentos tradicionais para diabéticos, pode diminuir a gravidade de diabetes de tipo I e II.
Insigh especialista
No Beltsville Human Nutrition Research Center, descobriu-se que o cromo aumenta a massa magra, ao mesmo tempo em que diminui a gordura corporal. Isto é porque o cromo neutraliza os carboidratos e o metabolismo de lipídios (gordura). No entanto, o sucesso de um indivíduo durante suplementação com cromo depende dos níveis de cromo em seu corpo, bem como da dieta e duração de uso.
Advertência
Consulte seu médico ou profissional de saúde antes de iniciar qualquer rotina de suplementação, uma vez que o cromo pode interagir com determinados medicamentos. A ingestão excessiva de cromo pode fazer com que a insulina seja ineficaz. Dois casos de danos renais foram reportados durante o uso de picolinato de cromo. Siga as instruções no rótulo do suplemento e não exceda as dosagens recomendadas.