Contente
Os circuitos paralelos diferem dos circuitos em série de duas maneiras principais. O primeiro termo mencionado tem mais vias no seu sistema de circuitos, e algumas de suas partes são alinhadas de forma diferente do que em um arranjo em série; esse alinhamento afeta a quantidade de corrente que flui através do circuito.
Uma linha de resistores em uma placa de circuito de computador é utilizada para diminuir o fluxo da corrente (Comstock/Comstock/Getty Images)
Estrutura básica do circuito
Os circuitos mais simples consistem de uma fonte de energia, como em uma bateria, e de um condutor, como cobre ou fio de prata. Cada extremidade do condutor é ligada a um dos terminais da bateria. Quando o circuito está ativo, os elétrons fluem livremente através do circuito.
Resistores
Para a maioria dos sistemas elétricos, é importante controlar o fluxo de corrente. Os cientistas usam materiais naturais, chamados resistores, para diminuir o fluxo da corrente. A quantidade de corrente que flui através do sistema elétrico depende da localização desses resistores, que é diferente para os dois circuitos.
Circuitos em série
Em circuitos em série, os resistores são ligadas entre si em uma linha entre as duas extremidades da fonte de energia. A corrente flui através de cada resistor, um após o outro, pois não tem outros caminhos para fluir. Cada resistor reduz a quantidade de corrente conforme esta passa através do circuito, portanto a quantidade de corrente do circuito é muito menor do que em um circuito que tem um único resistor.
Circuitos paralelos
Estes circuitos se parecem com estradas de múltiplas vias, tendo vários caminhos alinhados em paralelo uns aos outros. Cada caminho tem o seu próprio resistor. Conforme a corrente flui através desse circuito, ela se divide, enviando uma parte da corrente através de cada um dos caminhos. Embora os resistores controlem o fluxo da corrente através de cada via, o circuito tem mais corrente do que em um sistema com um único resistor e um caminho.