Como pilotar uma scooter Vespa

Autor: Charles Brown
Data De Criação: 6 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 21 Novembro 2024
Anonim
APRENDA A ANDAR DE VESPA | Como conduzir uma Vespa | How to ride a Vespa?
Vídeo: APRENDA A ANDAR DE VESPA | Como conduzir uma Vespa | How to ride a Vespa?

Contente

Nada representa mais o retrô europeu do que uma Vespa. Pilotar uma scooter pode ser mais do que uma declaração pessoal de estilo; é também muito prático. Fazendo uma média de 30 quilômetros com 1 litro de gasolina, fácil de estacionar e de baixo custo, pode ser a escolha certa como meio de transporte para os centros urbanos. Se esta for sua primeira experiência sobre o mundo das duas rodas, este texto lhe servirá bem. Falaremos sobre o básico na hora de pilotar uma das scooters mais queridas do mundo.


Instruções

Prática e fácil de pilotar, a Vespa é ótima em grandes cidades (Spencer Platt/Getty Images News/Getty Images)

    Ganhando intimidade

  1. Esteja ciente de todos os controles da moto antes de pilotar. Sente e segure o guidão. Os seus braços devem estar confortavelmente esticados sem que haja a necessidade de se inclinar à frente. As mãos devem repousar firmemente sobre as manoplas. A pegada deve ser relaxada, mas firme. Nunca tensa.

    Existe um manete para cada lado do guidão: são os freios, como em uma bicicleta. O da direita freia a roda dianteira; o da esquerda, a traseira. É recomendado usar apenas dois dedos para frear: o indicador e o do meio. Mas conforme você pilotar, achará seu estilo próprio.

  2. Ligue a moto pressionando o botão vermelho no lado direito do guidão após ter rodado a chave na ignição. Certifique-se de acionar os freios durante o processo. Sua scooter deve ligar imediatamente, depois disso será possível soltar os manetes do freio.


  3. A mão direita controla o acelerador, por isso, uma pegada relaxada é a chave para a segurança. Quando não estiver acelerando, seu pulso deve estar em uma posição natural e relaxada. Acelere levemente e sua scooter deverá se mover para a frente. Quanto mais girar o acelerador, mais rápido você irá. Quando começar a acelerar, levante o seus pés e coloque-os na pedaleira. Tenha cuidado com o acelerador, movimentos repentinos podem colocá-lo em perigo.

  4. Para estacionar, use os dois freios de maneira constante. Gentilmente, puxe os dois manetes enquanto solta o acelerador. Quando parar, certifique-se de apoiar ao menos um pé no chão. Lembre-se, a ativação macia dos freios é a chave para o sucesso. Faça o seu melhor para frear de maneira agressiva, evitando o travamento das rodas. Aprenda a andar e parar antes de tentar manobras mais arriscadas. Aprender a parar e a diminuir a velocidade é uma habilidade vital.


  5. Após ter aprendido a acelerar e parar, é hora de ver o que existe após a curva. Quando quiser virar a velocidades abaixo dos 25 km/h, basta fazer como em uma bicicleta. No entanto, quando em alta velocidade, scooters e motocicletas mudam de direção de maneira diferente de uma bicicleta: é o movimento de contra-esterço. Para contra-esterçar, é necessário que se empurre o guidão na direção que se deseja fazer a curva. Em outras palavras, empurre para a direita caso queira ir para a direita. Por mais absurdo que pareça, funcionará quando tentar.

    Comece acelerando até 30 km/h e pressione o guidão. Você sentirá a scooter inclinar para aquele lado. Se forçar um pouco mais, a scooter virará naquela direção.

    No próximo passo, ache um ponto pré-determinado para fazer uma curva fechada e acelere até 30 km/h. Quando chegar perto do ponto, freie o necessário e vire em direção ao ponto, focando o olho no centro da curva. Quando terminar a curva, acelere suavemente e volte a 20 km/h.

    Pratique curvas até ser possível fazer círculos e oitos.

Dicas

  • Quando estiver pilotando, o local para onde estiver olhando é importante. Sempre escaneie a pista à frente e às curvas. Quando mais dentro da curva você olhar, melhor. Quando estiver praticando em uma scooter, procure uma área grande e espaçosa. Será muito mais fácil aprender novas habilidades, pois não será necessário prestar atenção em obstáculos e no tráfego.
  • Seja suave em sua pilotagem. Frear ou acelerar de repente pode fazer você perder o controle facilmente. Vá com calma, quando lidando com uma motocicleta, a pressa é inimiga da perfeição, mas a paciência será recompensada. Se desejar obter mais informações em como pilotar uma scooter, ou aprimorar o modo que está pilotando, entre em contato com uma moto-escola para mais detalhes.

Aviso

  • Mantenha os olhos na pista. Sua scooter irá para onde você olhar. Por isso, não fixe o olhar em obstáculos.
  • Use capacete.
  • Conheça sua scooter. Leia o manual do dono e saiba como operar o equipamento.
  • Não tente pilotar a scooter em rodovias caso ainda não tenha aprendido andar, parar e fazer curvas. Existem muitas técnicas fundamentais para serem aprendidas antes de ir para a estrada.

O que você precisa

  • Scooter Vespa
  • Carteira de habilitação
  • Luvas e jaqueta de manga comprida
  • Calça jeans
  • Capacete aprovado por orgão competente