Contente
Há várias formas de pintar uma árvore em uma tela, assim como existem diferentes tipos de árvores. Independentemente do tipo de tinta usado, seja óleo, acrílica ou aquarela, entender os traços básicos que todas as árvores têm é a chave para o sucesso na hora de pintá-las. Ao entender esses traços, as opções para desenho se tornarão ilimitadas. Árvores podem ser pintadas tanto de forma realista, como abstrata. Ao experimentar diversas formas, você descobrirá o estilo que mais gosta de pintar.
Instruções
Pintar árvores é um desafio divertido (painting brush image by peter Hires Images from Fotolia.com)-
Encontre um lugar para começar a trabalhar. Deixe suas tintas e acessórios à mão. Se precisar usar um cavalete, posicione-o conforme preferir em relação à árvore.
-
Decida onde quer que a árvore fique na sua tela e, usando tinta acrílica ou a óleo, desenhe levemente os traços dos galhos e tronco. Isso servirá de referência. Para ter uma ideia de como uma árvore realmente é, ajuda ter uma árvore real ou uma foto para se basear.
-
Desenhe traços mais firmes usando um lápis ou uma tinta bem clara. Se você quer um visual mais realista e detalhado, é melhor usar um lápis, assim você pode apagar quaisquer erros. Tenha em mente que o tronco de uma árvore é geralmente mais grosso na parte de baixo e vai afinando conforme chega ao topo. Os galhos geralmente seguem o mesmo padrão, afinando conforme se distanciam da árvore.
-
Pinte o fundo por trás da árvore se desejar fazer apenas uma. Deixe secar e comece a preencher a árvore. Terminar o fundo primeiro permite que você texturize a árvore para um efeito em perspectiva. Também permite que você acrescente folhas mais detalhadamente, já que poderá colocá-las em destaque em relação ao fundo.
-
Preencha a árvore com tons mais claros de marrom, começando da parte de baixo do tronco e subindo aos poucos. Adicione detalhes da casca e sombras com um tom mais escuro de marrom sobre o mais claro e desenhe linhas aleatórias. Use tinta preta e um pincel fino para adicionar textura nos lados da árvore em um padrão aleatório. Se estiver pintando folhas, acrescente tons de verde claro e amarelo nos galhos mais altos. Tenha em mente que as folhas mais próximas do tronco são mais escuras, por conta da falta de luz, e elas ficam claras quando iluminadas pelo sol.
-
Preencha os galhos com sombras usando um tom escuro de marrom e acrescente um pouco de preto, assim como você fez para os traços do tronco. Isso dará uma aparência 3D, fazendo com que o tronco tenha forma em vez de ser plano. Misture sutilmente o marrom para clarear o tom e fazer o lado iluminado da árvore, adicionando algumas sombras mais claras em alguns pontos para dar textura.
-
Preencha as folhas usando um verde claro para os traços e textura e um verde mais escuro para sombras no lado mais escuro da árvore. Para as folhas, é recomendável usar um pincel fino e fazê-las em um padrão aleatório. Se está usando tinta acrílica, várias camadas de tinta darão mais textura. Com aquarela, você pode usar pedaços de pano ou guardanapo com os tons de verde para diversificar a aplicação da cor.
O que você precisa
- Cavalete (opcional)
- Tela
- Lápis com grafite fino
- Tinta preta, marrom, verde, amarela e branca
- Tíner (opcional)
- Pincéis variados
- Água