Contente
Pisos de concreto de interiores podem ser extremamente monótonos, sem graça e fazê-lo sentir como se estivesse vivendo ou trabalhando em uma garagem. Você pode mudar isso, dando um toque especial pintando o concreto. Pintar esse tipo de piso não é difícil, apenas tedioso. Além disso é preciso ter paciência, se você quiser bons resultados.
Instruções
Piso de concreto (Photo and concrete paint design by Ryn Gargulinski)-
Prepare o cômodo. Remova todos os móveis e proteja as paredes. Use fita adesiva para cobrir os rodapés. Vá um pouco mais alto do que a altura da esponja do rolo para evitar respingos.
-
Prepare o chão. Lave quaisquer resíduos, sujeira e gordura. Raspe qualquer material grudado com uma espátula ou lâmina para raspar tinta. Você pode dar uma boa esfregada no chão com água sanitária, amoníaco ou solução de limpeza, mas certifique-se de enxaguá-lo muito bem. Quaisquer resíduos de alvejantes, amônia ou de soluções de limpeza podem estragar a pintura.
-
Aplique um primer de concreto. Esta etapa é essencial na aderência da tinta ao concreto por qualquer período de tempo. Os primers são muito pegajosos e precisam de tempo, então esteja preparado para que leve, pelo menos, 24 horas. O chão não deve ser pisado por esse período de tempo, ou você pode acabar com os pés pegajosos e pegadas indesejadas no piso.
-
Use uma esponja de rolo nova para espalhar uniformemente uma fina camada de tinta em uma direção sobre o primer. Rolos com cabos longos - vendidos em lojas de ferragens e de materiais para a casa - tornam o trabalho muito mais fácil. Deixe a primeira camada secar por, pelo menos, 8 horas. Aplique um segundo revestimento fino numa direção perpendicular ao primeiro, e espere mais 8 horas. Se você ainda quiser uma cor mais profunda ou se a cobertura não estiver perfeita, aplique uma terceira camada, perpendicular à segunda demão. Espere secar por mais 8.
-
Sele a pintura. Um selador de concreto ajudará a proteger o piso contra riscos e manterá a aparência brilhante. Aplique-o com um novo rolo da mesma forma com que aplicou a tinta, na direção oposta da última demão.
Dicas
- Como as tintas de concreto geralmente vêm em cores limitadas, você pode querer uma cor mais clara sobre uma mais escura para produzir um tom diferente.
- Também é possível misturar mais do que uma cor de tinta de concreto, contanto que elas sejam da mesma marca e tenham os mesmos ingredientes.
- Desenhos ficam bem em concreto. Experimente com uma pequena estampa no canto, se você quiser pode experimentar linhas, grades ou paralelepípedos falsos.
- É uma boa ideia armazenar o rolo em um saco hermético entre as aplicações de tinta, assim ele permanece úmido e pode ser utilizado novamente para a pintura.
Aviso
- Não use o mesmo rolo que você usou para o selador na tinta, a menos que você o tenha limpado completamente. É mais fácil usar um novo rolo do que tentar limpar o primer pegajoso dele. Você pode comprar uma esponja de rolo por menos de R$10,00.
- Não misture tinta comum com tinta de concreto.
- Não diluia a tinta de concreto.
- Seja paciente. A pintura vai durar anos, se feita corretamente. Espere o tempo designado para que a tinta seque entre as aplicações.
O que você precisa
- Tinta para concreto
- Primer para concreto
- Selador de tinta para concreto
- Várias esponjas para rolos de pintura
- Rolo de pintura com cabo longo
- Fita de pintor
- Bandeja de pintor
- Espátula ou lâmina para raspar tinta (opcional)