Contente
Os ossos metatarsais são os ossos longos do pé que conectam o tornozelo aos dedos. Segundo a Faculdade Americana dos Cirurgiões do Pé e do Tornozelo, os tratamentos para as fraturas em ossos metatarsais dependem do tipo e da extensão da fratura.
Sapatos de solas rígidas são usados durante o tratamento de fraturas no pé (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
Tipos de fraturas
Uma fratura por tensão é uma quebra muito pequena e fina, geralmente causada por estresse repetitivo. Fraturas por trauma, causadas por um impacto direto, podem ser deslocadas ou não deslocadas. No primeiro caso, o osso quebrado muda de posição (desloca-se).
Descanso
Às vezes, o único tratamento necessário para que uma fratura de osso metatarsal cicatrize é o descanso. Em fraturas por tensão, é importante evitar a atividade que levou à condição. Algumas vezes, são necessárias muletas ou uma cadeira de rodas para tirar o excesso de peso do pé até que cicatrize.
Imobilização
À vezes, para proteger o osso fraturado enquanto está cicatrizando, o médico poderá recomendar o uso de gesso, um sapato de solas rígidas ou outra forma de imobilização.
Cirurgia
Algumas fraturas por trauma de ossos metatarsais requerem cirurgia, principalmente se houver um deslocamento sério.
Fisioterapia
Podem ser necessários exercícios de reabilitação e fisioterapia para poder voltar a utilizar o pé normalmente e retornar às atividades normais.
Considerações
Às vezes, uma fratura do osso metatarsal atrás do halux (dedão do pé) pode levar à artrite, caso não seja tratada adequadamente e permitida sua cicatrização. Outro tipo de fratura que ocorre na base do osso metatarsal atrás do menor dedo é chamada de fratura de Jones, que pode ser difícil de cicatrizar e o paciente precisa evitar pesos durante um longo período de tempo ou realizar uma cirurgia.