Contente
Vasos de concreto e cimento são lindos e adições duradouras em um jardim. Você pode colocá-los agrupados no pátio, colocar no meio de um arranjo de flores ou colocá-los em pares nos lados da entrada. Plantar neles precisa de um pouco de planejamento e músculo quando precisar mexê-los no início, mas os resultados valem o esforço.
Instruções
-
Escolha vasos de cimento ou concreto com furos para drenagem. As plantas ficam melhor quando há drenagem adequada. Se não houver furos, faça-os com uma furadeira e broca para cimento.
-
Despeje 5 a 7 cm de brita no fundo do vaso, independente de ter furos para drenagem.
-
Escolha plantas que aguentem bem o clima e e aguentem a umidade dos vasos de cimento. Pergunte em uma paisagista se não tiver certeza, mas pode geralmente escolher entre várias plantas anuais, rosas, arbustos, ervas e até vegetais. O programa de Extensão da Universidade de West Virginia, nos EUA, oferece uma lista gratuita de plantas para vasos.
-
Coloque o vaso no lugar adequado. Assim que estiver cheio com britas para drenagem, terra e plantas, o vaso ficará pesado e difícil de mover.
-
Encha o fundo do vaso com 5 a 7 cm de brita ou pedaços de cerâmica quebrados. Preencha o resto com terra, dando espaço para as plantas. Coloque mais terra depois, se necessário.
-
Verifique se as plantas não estão enraizadas no pote original. Se estiverem, puxe ou corte o torrão e puxes as raízes até se soltarem. Coloque as plantas na terra.
-
Preencha os espaços entre as plantas com terra socada até cerca de 5 cm do aro do vaso. Coloque folhas secas até o aro.
-
Coloque varetas de suporte e amarre em plantas que precisem. Rosas geralmente precisam de suporte até se firmarem bem.
Dicas
- Envelheça seu vaso. Esfregue musgo e passe soro de leite ou iogurte. Deixe levemente molhado até que o musgo comece a crescer no vaso.
- Você pode colocar mais de uma planta no vaso, contanto que a necessidade de água das duas seja semelhante.
Aviso
- Evite comprar plantas enraizadas em recipientes temporários, para verificar, vire e veja se há alguma raiz saindo para fora. Se tiver, ela está enraizada.
- Não derrube o vaso. O cimento é pesado, mas quebra fácil.
O que você precisa
- Vasos de cimento
- Furadeira (opcional)
- Broca para cimento (opcional)
- Brita ou pedaços quebrados de cerâmica
- Terra leve para envasamento
- Plantas
- Folhas orgânicas
- Varetas (opcional)