Contente
A maioria das espécies de abelhas é extremamente benéfica para jardins, porque elas ajudam a polinizar as flores. Infelizmente, algumas pessoas são alérgicas às picadas desse inseto. A boa notícia é algumas as plantas com flores não atraem as abelhas, como que têm concentrações de pólen inferiores ao que elas desejam, ou que possuem um formato que torna difícil para esses animais acessar o pólen.
As abelhas ficam afastadas do jardim quando são plantados cravos, rosas e crisântemos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cravos
De acordo com o site polinatorparadise.com, esta flor popular tem baixa concentração de pólen e por isso não atrai muitas abelhas. A maioria dos cravos é tem flores dobradas (com um conjunto extra de pétalas), o que torna mais difícil para as abelhas chegarem ao pólen. Além disso, eles também produzem um forte odor que esses animais tendem a evitar. Nos cravos crescem flores esponjosas brilhantes de cor laranja, amarela e vermelha e essas plantas alcançam uma altura entre 60 cm a 150 cm. Eles preferem lugares quentes e ensolarados, com boa luminosidade e solos bem drenados. Jardineiros frequentemente usam cravos como divisor de plantas em jardins de flores grandes.
Rosas
Rosas geralmente não atraem abelhas, porque a maioria tem flores dobradas que dificultam a movimentação desses insetos. Rosas vermelhas são particularmente desagradáveis para as abelhas, de acordo com a página Naturehills.com, que afirma: "diz-se que as abelhas são menos atraídas pelo vermelho". Estes arbustos perenes são algumas das plantas de jardim mais cultivadas e são vendidas por floristas em todo o mundo. As rosas crescem melhor em clima ameno e temperado, embora certos cultivos funcionem em climas tropicais e subtropicais. Geralmente elas desprendem um perfume doce, embora muitas variedades hoje em dia sejam criadas especificamente para ter grandes flores coloridas com pouco ou nenhum perfume.
Crisântemos
Crisântemos são flores dobradas que não atraem abelhas a seu jardim, devido à sua forma e a seus baixos níveis de pólen. Essas plantas vêm em uma ampla gama de cores, incluindo branco, creme, marrom, amarelo, vermelho, laranja e rosa. Elas precisam de um local ensolarado, com solo bem drenado, e devem ser protegidas no inverno, porque não sobrevivem a geadas. O espaço de plantio de seus crisântemos deve ser de 45 cm a 60 cm de distância entre um e outro, para obter-se melhores resultados. Não se esqueça de regá-las regularmente durante o verão, se você viver em um clima seco.