Contente
Hamsters são ótimos e intrépidos animais de estimação. Porém, problemas respiratórios são comuns e seus donos devem pensar a respeito. A pneumonia é conceituada como inflamação dos pulmões e quando não tratada, pode ser fatal para o roedor. Se informar sobre o problema pode ajudá-lo a agir rápido caso este mal aflija seu bichinho.
Pneumonia em hamsters precisa ser tratada imediatamente ("merenda" image by Silvia Ottaviano from Fotolia.com)
Causas
Como a pneumonia é considerada um conjunto de sintomas e não uma doença, há vários fatores que podem causar pneumonia em hamsters. Vírus e bactérias podem fazê-lo, bem como o microorganismo micoplasma. Em algumas circunstâncias, mais de uma causa pode estar em jogo.
Identificação
Há sintomas que podem sugerir que o hamster esteja sofrendo de pneumonia. Espirros, olhos marejados e descarga nasal podem indicar pneumonia, bem como febre e letargia. O hamster também pode parecer estar tendo dificuldades para respirar.
Avisos
Lembre-se de lavar bem as mãos antes de segurar seu hamster caso você esteja resfriado. Infecções virais como resfriados e gripes podem ser transmitidas aos hamsters por humanos e rapidamente transformarem-se em pneumonia. É melhor evitar pegar seu hamster no colo até que você esteja curado.
Prevenção/solução
Quando você achar que seu hamster pode estar sofrendo de alguma doença respiratória que possa evoluir para uma pneumonia, é melhor isolá-lo de outros hamsters. Mantenha o hamster aquecido e certifique-se de que sua gaiola de quarentena esteja fora do alcance de correntes de ar. Se o hamster não melhorar dentro de um ou dois dias, é importante levá-lo ao veterinário.
Tratamento
Se um caso de pneumonia não melhorar por conta própria, o veterinário irá prescrever antibióticos que deverão matar qualquer infecção bacteriana. De forma análoga, medicamentos podem ser prescritos para manter infecções secundárias afastadas.