Contente
Podar videiras parece uma tarefa difícil quando nunca se fez isso antes. Há um método e tempo para isso, mas entendidos os passos básicos, o processo é simples. Ter as ferramentas adequadas tornará seu trabalho ainda mais fácil.
Saiba como e quando podar suas videiras (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Quando podar videiras
Videiras são plantas perenes, o que significa que continuam crescendo estação após estação. Todas essas plantas têm um período de dormência, quando elas basicamente dormem. A seiva para de fluir, as folhas caem da planta e o crescimento para. É durante esse período que as videiras devem ser podadas. Evite podar durante a época mais fria do inverno pois pode ser prejudicial à videira. O outono ou final da primavera - antes que as temperaturas aumentem e façam a seiva fluir - são as melhores épocas para podar as videiras.
Ferramentas para podar videiras
Para podar as videiras você precisará de tesouras de mão, tesoura de poda, serra, balança e barbante. A serra é para cabos mais grossos ou ramos que a tesoura não consegue cortar. Dependendo do número e idade das videiras, você pode não precisar da serra. As tesouras são exatamente para o trabalho da poda. O fio é para amarrar qualquer sobra de ramos às ripas e a balança é utilizada para saber quanto se deve podar da videira.
O que podar
Videiras produzem frutos apenas em espaços de 2 anos. Isso significa que uma nova muda não produzirá no primeiro ano. Igualmente, uma vez que a videira tenha produzido, não produzirá mais uma vez. Todas as folhagens de crescimento do segundo ano devem ser podadas. Após estabelecer quais os ramos serão as mudas de renovação - novas plantas para a estação darão frutos na próxima temporada, pode todas as novas plantas.
Quanto podar
Saber quanto podar vem de conhecer quanto sua videira cresce. Isso é possível ao se pesar o material cortado na primeira poda leve. A fórmula para se estimar quanto podar é "30 + 10". Para os primeiros 450 g de material pesado, você deverá deixar 30 brotos no ramos restantes. Para cada 450 g adicionais, deixe brotos a mais. Se você está usando o Sistema Trellis Kniffin, sua videira deve ter um tronco principal, e 4 a 6 ramos treinados ou deixados ao tronco. Cada ramo deverá iniciar o seu segundo ano com frutas. Cada muda de renovação dará frutos no próximo ano. Se sua primeira guarnição você recebeu 900 g, você deverá deixar 40 ramos. Cada tronco deve ter de 8 a 9 botões e cada uma de suas mudas de renovação deve ter 1 a 2 botões. Isso permitirá que a videira cresça vigorosamente para a temporada seguinte e desenvolva uvas e ramos saudáveis em vez de crescer muitos novos ramos que só serão podados ou continuarão a crescer ramos mais velhos que não produzirão.