O que é preciso para ser um analista de risco para crédito

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 11 Agosto 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
O que é preciso para ser um analista de risco para crédito - Artigos
O que é preciso para ser um analista de risco para crédito - Artigos

Contente

Com a crise financeira mundial que dominou o começo do século 21, conceitos como análise de risco de crédito ganharam importância. Se você tiver aptidão para analisar dados e criar previsões de mercado financeira, essa pode ser uma boa opção de carreira.


Um entendimento amplo do mercado financeiro é importante (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Definição

Analistas de risco de crédito calculam o risco que um devedor representará em um empréstimo ou crédito. O risco de crédito também é conhecido como exposição ao crédito, porque lida com a possibilidade do credor estar se expondo a uma potencial perda. Os analistas consideram fontes como o Banco Central e relatórios de dados bimestrais do cliente na hora de tomar uma decisão.

Um fator que frequentemente aumenta o risco é o tempo. Mesmo alguém com um crédito impecável pode encontrar circunstâncias adversas imprevistas se o tempo for longo o bastante. Os analistas devem analisar e decidir se a decisão de dar crédito a um cliente que não honrará a divida representa um risco maior que não autorizar o crédito a um requisitante bom pagador e perder o lucro proveniente de uma transação bem sucedida.


Educação

Quase todos os profissionais da área de finanças têm ao menos graduação completa. Muitos têm mestrado e até doutorado. Os diplomas mais comuns são na área de finanças, ou campos relacionados, ou MBA. Outros diplomas possíveis são contabilidade, estatística ou economia. Mesmo que você não faça um MBA, cursos avançados em avaliação de títulos, gestão de riscos e precificação de opções são úteis quando se trabalha com análise de riscos.

Outras habilidades

Habilidades analíticas fortes e sensibilidade a problemas potenciais, boa comunicação oral, pensamento crítico e capacidade de escuta são todas qualidade desejáveis na profissão. A habilidade de raciocinar dedutivamente, aplicar regras gerais a circunstâncias específicas e sintetizar informações específicas a conclusões gerais de forma indutiva é crítica. Habilidades de escritório, como processar e desenvolver um sistema lógico de arquivamento, também são úteis.


Certificações

A Comissão de Valores Mobiliários requer certificações para muitos profissionais na área financeira, incluindo analistas de risco. Se você precisar de uma certificação, seu empregador provavelmente providenciará o treinamento e as provas necessárias. Programas de certificação costumam incluir treinamento intensivo em temas como análise de risco em crédito, estruturação de empréstimos e o ciclo de negócios.