Contente
Homens com mais de 50 anos que frequentemente sentem dor ao urinar, dor nas costas ou na região pélvica podem ter câncer de próstata. Para avaliar isso, o médico solicita um exame de PSA (antígeno específico da próstata) por meio de uma amostra de sangue. Níveis elevados desse antígeno podem sugerir a necessidade de fazer outros exames para obter um diagnóstico de câncer de próstata. Visto que alguns fatores de estilo de vida podem aumentar os níveis PSA, mostrando uma falsa elevação, os homens precisam se preparar para fazer esse exame.
Instruções
O exame de PSA detecta o câncer de próstata (laboratoire image by Philf from Fotolia.com)-
Dê ao seu médico uma cópia do seu histórico médico e todos os medicamentos que você toma atualmente. Siga suas instruções com relação a parar de tomar algum medicamento antes do exame. Algumas drogas quimioterápicas causam resultados de teste de PSA mais baixos do que aqueles que realmente existem no corpo.
-
Evite atividades físicas que aplicam pressão anormal sobre os órgãos genitais. Pare as atividades como ciclismo e passeios a cavalo por três dias antes de medir o PSA. A pressão sobre a próstata pode aumentar de modo falso os resultados do exame de PSA.
-
Não tenha relações sexuais pelo menos 24 horas antes do exame. Os resultados do teste depois que um homem ejacula não refletem com precisão os níveis de PSA no sangue.
-
Peça ao seu médico para agendar o teste de PSA antes de um exame retal digital (DRE), o qual pode alterar os resultados do teste de PSA. Um DRE, no entanto, pode diagnosticar o câncer de próstata.
O que você precisa
- Histórico médico
- Cópia de todos os medicamentos atuais