Contente
Leite de magnésia é um laxativo líquido que funciona extraindo os sais do sangue para os intestinos, criando um aumento de atividade intestinal. Este tratamento proporciona alívio temporário à constipação e à azia e deve ser usado apenas por pouco tempo. Há diversos efeitos colaterais, incluindo náuseas, fraqueza e vômitos. Além dos efeitos associados ao uso breve do laxativo, há problemas que podem ocorrer pelo uso contínuo do leite de magnésia.
Para combater a constipação, opte por alimentos ricos em fibras, em vez de leite de magnésia (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Diarreia
Diarreia é um efeito colateral frequente do uso de leite de magnésia. Normalmente não é séria, mas diarreia prolongada pode ser perigosa. O uso frequente de leite de magnésia pode resultar em diarreia crônica, levando a vários outros problemas. Além disso, a diarreia crônica é inconveniente e causa constrangimentos. Ninguém deseja ir ao banheiro diversas vezes ao dia, mesmo como alívio à constipação.
Desidratação
A desidratação ocorre ao ingerir menos líquido do que o corpo está perdendo. Este é um efeito comum da diarreia. A desidratação pode ser tratada pela ingestão de muito líquido, então, se estiver usando leite de magnésia para aliviar constipação, beba ao menos dois litros de água diariamente. Uma desidratação severa pode desencadear uma série de problemas graves, incluindo convulsões, edema cerebral, diminuição do volume sanguíneo levando à queda de pressão e má oxigenação dos tecidos, falência renal, coma e até morte.
Dependência intestinal
O uso contínuo de leite de magnésia pode levar à dependência intestinal. Isso ocorre quando o corpo passa a depender de auxílio externo para evacuar e a constipação agrava. É uma ocorrência comum em uso excessivo de medicamentos, pois este uso passa sobre os sistemas naturais do corpo. Se apresentar constipação persistente, tente soluções naturais, como alimentos ricos em fibra, e muita água, antes de recorrer ao leite de magnésia. Consulte seu médico, caso suas fezes apareçam escuras ou sanguinolentas em ocorrências de constipação ou durante o uso do leite de magnésia.
Desequilíbrio de eletrólitos
O uso frequente de leite de magnésia afeta o equilíbrio de eletrólitos no corpo. O excesso deste medicamento pode resultar em uma condição chamada hipermagnesemia, caracterizada por níveis altos de magnésio no sangue. Os sintomas incluem confusão, fraqueza, vômitos, falta de apetite, náuseas severas, palpitações cardíacas e diminuição dos reflexos. Durante o uso de leite de magnésia, evite a ingestão de álcool e cafeína, pois ambos causam desequilíbrios eletrolíticos. Beba muita água e trate a constipação com frutas frescas e alimentos ricos em fibras, em vez de ingerir leite de magnésia.