Problemas no baço em cães

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 24 Marchar 2021
Data De Atualização: 22 Novembro 2024
Anonim
Problemas no baço em cães - Artigos
Problemas no baço em cães - Artigos

Contente

O baço é um órgão localizado ao lado do estômago. Apesar de não ser considerado essencial para a vida, ele realiza muitas funções diferentes e importantes. Os problemas mais comuns associados a este órgão são torção esplênica, a presença de tumores e seu potencial para hemorragias.


Problemas de baço no cão incluem torção esplênica, tumores e hemorragias (dog image by Ergün Özsoy from Fotolia.com)

Função

O baço é responsável por várias funções. Ele armazena glóbulos vermelhos e plaquetas e atua como um filtro, eliminando as bactérias, proteínas estranhas e glóbulos velhos da circulação. Ele produz novas células sanguíneas e tem seu papel no sistema imunológico.

Torção esplênica

Torção esplênica é uma condição potencialmente fatal que ocorre em cães de porte grande, com peitoral profundo, causando inchaço. Neste caso, o baço aumenta (esplenomegalia), porque os seus vasos sanguíneos se torcem, e o órgão se "entope" com sangue.


Massas

De acordo com Marvistavet, os crescimentos mais comuns que afetam o baço são hemangiomas benignos ou hemangiossarcomas malignos. Neste último caso, as células sanguíneas anormais se reproduzem a uma velocidade inacreditável. Isso faz com que o câncer se espalhe rapidamente para outros órgãos.

Hemorragia

Hemorragia no baço pode ocorrer devido a um trauma ou a partir de uma ruptura de tumor. Isto pode causar hemorragia grave, que pode rapidamente se agravar levando a um estado de risco de morte. Os cães afetados irão apresentar gengivas pálidas. Eles vão se tornar frios e fracos. No entanto, se o sangramento parar espontaneamente, o cão pode se recuperar em poucas horas.

Sintomas

Distúrbios do baço podem produzir sintomas específicos em cães. Os mais comumente observados são: urina marrom escuro avermelhada (sugerindo uma torção esplênica), gengivas pálidas e letargia (sugerindo uma hemorragia), um abdômen distendido, e/ou a sensação de uma massa no baço durante palpação da região abdominal (sugerindo a presença de um tumor).


Tratamento

O tratamento varia de acordo com as causas de desordens do baço. Cães afetados por tumores malignos exigem frequentemente a remoção do baço (esplenectomia) e quimioterapia. Cães afetados por torção esplênica necessitam de hidratação e estabilização. Finalmente, os cães com hemorragia esplênica podem precisar de transfusão de sangue.