Problemas comuns em olhos de shih-tzu

Autor: Morris Wright
Data De Criação: 27 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Conheça as principais alterações oftálmicas do Shih-Tzu
Vídeo: Conheça as principais alterações oftálmicas do Shih-Tzu

Contente

Possuir um shih-tzu como parte da família pode exigir muito trabalho. Essa raça está suscetível a problemas nos olhos, e é muito importante manter os olhos do seu cachorro limpos. Existem vários problemas comuns neste cão devido aos seus olhos grandes e sensíveis.


Cuidado especial com os olhos de seu shih-tzu pode mantê-los saudáveis (shih tzu dans la neige image by Jeff LEONARD from Fotolia.com)

Cataratas

As cataratas, que normalmente são genéticas, não irão se desenvolver até que o cão tenha oito anos de idade, apesar de poderem ocorrer devido a uma lesão no olho. Essa doença pode ser reconhecida através de um olho nublado. As cataratas afetam a visão dos shih-tzu e podem deixá-los cegos se a doença não for tratada. Esse problema pode ser resolvido com cirurgia. Contudo, a cicatrização da cirurgia pode diminuir a visão do animal.

Úlcera nas córneas

Uma úlcera nas córneas podem ser resultado de coceira frequente dos olhos pelo shih-tzu. Um corte no olho normalmente não é visível, mas sinais de úlcera incluem o cão ficar com os olhos apenas um pouco abertos, fechar os olhos mais vezes que o habitual, ou ter mais lágrimas que o normal. Um veterinário estará habilitado para diagnosticar uma úlcera nas córneas e o tratamento provavelmente irá consistir em pingar colírio diariamente para reduzir a dor e o inchaço.


Infecção

Os sintomas de uma infecção nos olhos são inchaço, mais secreções que o normal, vermelhidão e sensibilidade à luz. Se a infecção nos olhos do shih-tzu não for tratada, a doença pode causar problemas na visão. Um veterinário irá distinguir se o seu animal possui uma infecção viral, bacteriana ou alérgica. Se for uma infecção nos olhos, ela será tratada com um colírio antibacteriano.

Distiquíase

A distiquíase é uma doença na qual os cílios crescem na superfície interior ou na borda da pálpebra do olho do shih-tzu. Se os cílios não são perceptíveis, pode haver algo errado com o seu animal se ele esfregar a cabeça no travesseiro, carpete ou qualquer coisa que possa aliviar o desconforto. Um dos tratamentos mais comuns indicados pelos veterinários é remover os cílios através de eletrólises.


Conjuntivite

Os sintomas da conjuntivite são secreções dos olhos, inchaço, desconforto notável e aparência vermelha ou rosa dos olhos. Esse problema comum nos olhos do shih-tzu pode ser causado por vários fatores, como alergias ou objetos nos olhos. A conjuntivite bacteriana pode ser contagiosa com o contato entre os cães. Ela também pode ser transportada pelo ar em sua forma viral. O tratamento para essa infecção normalmente inclui medicações para reduzir o inchaço e para combater as bactérias.