Contente
O Programa de Estabilização Eletrônica (ESP, em inglês) dos carros Volkswagen é um sistema de frenagem automático que "prevê" situações críticas, utilizando sensores que monitoram o deslizamento e a progressão dos pneus. O sistema assume o controle nesse momento, freando as rodas opostas e reduzindo a potência do motor para aumentar a tração.
Um carro da VW pode passar por falhas no módulo de controle ESP (Krafft Angerer/Getty Images News/Getty Images)
Falha no módulo de controle ESP
As falhas nesse módulo são um problema comum que, em 2008, a Faqs.org atribuiu ao mau critério de escolha dos componentes dos carros VW pela própria montadora. Os componentes, especialmente o sensor de pressão interna, não respondem aos comandos, provocando a falha do módulo.
Um carro da VW pode passar por falhas no módulo de controle ESP (Krafft Angerer/Getty Images News/Getty Images)Defeito no sensor de pressão de freio
Esse defeito é um problema comum para os proprietários de carros da Volkswagen. As luzes ESP e "ESP off" (controle ESP desligado) se acendem no painel, mas quando o interruptor "ESP off" é pressionado, nada acontece, diz o boletim de serviço técnico da VW. O suporte de atendimento aos clientes da empresa adverte que não se responsabilizará pelos problemas caso o carro já tenha mais de 3 anos de uso.
Avisos e recomendações
Modificar o controlador/bomba de qualquer maneira significa colocar sua vida em risco, adverte a Faqs.org. Caso as peças estejam apresentando defeitos, é altamente recomendado procurar um especialista com amplo conhecimento em sistemas avançados de frenagem e em módulos de controle eletrônico, para substituí-las. Sempre verifique se há alguma peça defeituosa em um carro usado.