Contente
Um keylogger é um software que registra tudo o que você digita. Ele pode ser usado para roubar senhas, números de cartão de crédito, números de PIN, contas bancárias e informações pessoais. Apesar de Macs serem menos afetados do que PCs comuns¸ eles não são imunes ao problema. Existem várias formas de detectar um keylogger, desde a simples revisão dos processos em execução no computador até a utilização de programas de detecção de spywares.
Instruções
-
Abra o "Monitor de atividades" na pasta "Utilitários" em "Aplicativos". Esta ferramenta do sistema permite ver os programas (processos) que estão rodando no seu computador.
-
Pesquise todos os processos desconhecidos em execução no seu "Monitor de atividades". Processos críticos do sistema frequentemente têm nomes irreconhecíveis, no entanto, keyloggers podem ter nomes que soam legítimos. Faça uma busca na internet por segurança.
-
Baixe e instale o TripWire ou outro programa de detecção de intrusões. Este tipo de software pode ser bastante difícil de usar, mas ele irá alertá-lo quando os arquivos de configuração importantes são alteradas por um keylogger.
-
Baixe e instale o Little Snitch ou outro programa de firewall. Este tipo de programa avisa quando outro programa tenta se conectar à internet. Ele irá detectar um keylogger antes que este envie informações pela internet e permitirá que você o bloqueie.
-
Adquira e instale um programa de detecção de spyware. Programas de detecção de spyware para Macs incluem MacScan e Internet Cleanup 5.0.
Dicas
- Para impedir a instalação de keyloggers, muito cuidado com o que você baixar. Apesar dos Macs serem tipicamente mais seguro do que PCs com Windows, sempre baixe arquivos com cautela.
- Tenha cuidado com quem acessa o seu computador. Um keylogger pode ser facilmente instalado em um computador, e um usuário inexperiente pode inadvertidamente baixar um malware.
- Uma das melhores maneiras de evitar keyloggers é se certificar de que o seu Mac está atualizado e possui um firewall funcional e atualizado. OS e atualizações do navegador são especialmente importantes, pois muitas vezes incluem correções para problemas de segurança.
- Se encontrar um keylogger no seu Mac, retire-o para evitar o roubo de informações. Scanners de vírus e programas de detecção de spyware podem remover a maioria dos keyloggers, mas se isso não funcionar pode ser necessário reinstalar o OS.
Aviso
- Se excluir um processo importante do sistema no Monitor de Atividades, isto pode travar o computador ou causar a perda de dados. Sempre descubra o que o processo faz antes de agir sobre o mesmo.
- Alguns keyloggers são muito difíceis de serem detectados. A única maneira de ter certeza absoluta de que seu computador está livre de um malware é realizando uma reinstalação limpa do sistema operacional. No entanto, essa é uma medida extrema e só deve ser realizada caso tenha certeza de que há um keylogger não detectado.