Contente
Pintar um carro pode dar uma nova aparência e vida a um automóvel de modelo antigo. Dois dos tipos mais comuns de tintas automotivas são as tintas metálicas e as perolizadas. Segundo o site Autos.com, elas têm importantes, porém sutis, diferenças.
Existem diferenças sutis entre as tintas automotivas metálica e perolizada (red car detail image by .shock from Fotolia.com)
Modo de produção
A tinta metálica contém pequenos flocos iguais de alumínio. Isso faz com que o carro apresente uma cor brilhante. As tintas perolizadas utilizam flocos de mica, um produto sintético inorgânico que resulta em um acabamento de brilho fosco.
A tinta perolizada recebe esse nome pela semelhança com pérolas naturais (pearls image by Alexey Klementiev from Fotolia.com)Aparência
Os carros que recebem um acabamento com tintas metálicas apresentam um brilho uniforme, não importa o ângulo de onde estiver olhando para ele. Os carros com tintas perolizadas apresentam uma mudança na sua tonalidade. Eles apresentam uma variação de cor quando observados por ângulos diferentes. Por exemplo, um carro com esse tipo de tinta pode aparentar ser branco ao ser observado de uma direção, mas visto por outro ângulo, o mesmo veículo pode apresentar uma coloração dourada.
Usos
A tinta metálica é utilizada, geralmente, em carros esportivos, enquanto a perolizada é encontrada em carros de família de luxo. Ambos os tipos são utilizados também para criar carros com uma aparência customizada.