Como propagar begônias

Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 29 Novembro 2024
Anonim
Como propagar begônias - Artigos
Como propagar begônias - Artigos

Contente

As begônias são apreciadas como plantas de casa e como adições coloridas para jardins de flores. Elas são fáceis de se propagar, mas nem todos os tipos de propagação funcionam com cada tipo de begônia. Certifique-se de entender o básico sobre a variedade específica da planta antes de começar. Ao propagar begônias, mantenha o espaço de trabalho e as ferramentas limpas para protegê-las de bactérias que podem matar as mudas.


Instruções

Tire mudas de plantas de begônia maduras e já estabelecidas (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

    Corte de tronco

  1. Corte um tronco saudável que tenha cerca de 10 cm de comprimento e uma folha na parte superior. Faça o corte acima de um nó da folha (uma elevação onde se formará uma nova folha). Examine-o com cuidado para certificar-se de que não é uma cicatriz de onde uma folha ou flor caiu do tronco. Cicatrizes são mais planas e ficam do lado de fora do tronco, enquanto nós são inchaços no próprio caule.

  2. Remova todas as folhas do tronco exceto as superiores. Encha um copo pequeno com água e coloque o tronco nele, certificando-se de que pelo menos um nó está submerso. Observe até que o crescimento da raiz apareça no tronco.


  3. Transplante a muda para um vaso pequeno cheio de algum meio adequado para enraizamento quando as raízes tiverem 1 cm de comprimento. A mistura do solo com perlita e vermiculita é recomendada pela American Begonia Society. Transplante a begônia em um pote permanente quando ela estiver bem estabelecida, em cerca de quatro a seis semanas.

    Separação de rizoma

  1. Selecione um rizoma saudável e corte-o em partes de 2,5 cm com uma faca esterilizada ou use apenas a ponta de um rizoma.

  2. Coloque os pedaços de rizoma diretamente em pequenos recipientes de mistura para enraizamento. Não enterre os pedaços, mas empurre-os no recipiente para se certificar de que eles tenham bom contato com o solo.

  3. Regue os pedaços regularmente e mantenha-os uniformemente úmidos conforme desenvolvem raízes. Transplante as partes de begônia para vasos permanentes quando elas tiverem desenvolvido sistemas de raiz fortes.


    Corte da folha

  1. Prepare um recipiente coberto para cortes de folha e encha-o com perlite umedecida. Use um saco para congelar alimentos, um recipiente de plantio comercial com uma tampa abobadada ou um copo de plástico coberto com filme plástico. Os recipientes devem ser novos ou esterilizados.

  2. Esterilize a tesoura ou use uma lâmina estéril para remover as folhas da begônia. Tire as folhas danificadas que devem ser removidas de qualquer maneira ou folhas jovens da parte superior da planta.

  3. Coloque as folhas na perlita e fixe a tampa. Transplante as mudas para um recipiente permanente depois que elas tiverem desenvolvido seus sistemas de raiz.

Dicas

  • Se deseja propagar muitas plantas de begônia ao mesmo tempo, use o método de folha de propagação. Corte uma folha em muitas fatias e cultive uma planta de cada cunha, desde que cada pedaço contenha uma parte da veia principal.

Aviso

  • Certifique-se de identificar o tipo de begônia antes de usar um método de propagação. Por exemplo, o método de rizoma não funciona para as tuberosas. Você pode acabar prejudicando o tubérculo e matando a planta original. Use o método de corte de tronco para esses tipos de begônias.

O que você precisa

  • Tesouras afiadas
  • Recipientes limpos
  • Meio apropiado para enraizamento
  • Vasos
  • Mistura de plantio
  • Álcool ou água fervente
  • Faca
  • Recipientes cobertos
  • Perlite