Contente
A maioria de nós está familiarizada com o gás natural pela chama azul que ele produz quando acendemos o fogo para cozinhar. No entanto, ele tem outras utilidades. Assim como com outras fontes de energia, sua utilização apresenta prós e contras.
O gás natural é um combustível de combustão limpa que serve para muitas outras coisas além de cozinhar (gas ring image by Edsweb from Fotolia.com)
Usos
O gás natural é usado para gerar eletricidade, serve como alternativa à gasolina, pode ser usado para gerar hidrogênio e ajuda a produzir fertilizantes.
Benefícios
De acordo com a Natural Gas Supply Association (Associação de fornecimento de gás natural), o gás natural é o combustível fóssil de combustão mais limpa. Sua queima produz, principalmente, dióxido de carbono e vapor de água. Outras emissões incluem pequenas quantidades de dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos reativos. Segundo a Environmental Protection Agency -- EPA (Agência de proteção ambiental), usinas movidas a gás natural produzem menos da metade do dióxido de carbono do que uma usina que utiliza carvão. Ao contrário do gás natural, o carvão e o petróleo também produzem partículas de cinzas que contribuem para a poluição do ar.
Riscos
Embora seja um combustível de combustão mais limpa, o gás natural pode contribuir para o aquecimento global. O metano, um de seus principais componentes, é 21 vezes mais eficaz na retenção de calor do que o dióxido de carbono, de acordo com a Energy Information Administration (Administração de informações sobre energia). Ainda que o metano represente apenas 1,1% das emissões de gases de efeito estufa dos Estados Unidos, em função de seu potencial para o aquecimento global, ele equivale a 8,5%, informa a Natural Gas Supply Association. Da mesma maneira que outros combustíveis fósseis, o gás natural é uma fonte não renovável que leva milhares de anos para se formar.