Contente
- Introdução
- Colocar azeite na água da massa
- Cozinhar legumes e verduras
- Igualando gordura e calorias
- Descascar frutas e verduras
- Poupar no sabor
- Cozinhar a comida em excesso
- Cozinhar com molho pesado
- Comer o mesmo sempre
Introdução
Você já ouviu isso antes: se quiser um alimento realmente saudável, cozinhe você mesmo! Mas é muito comum se esforçar para fazer uma refeição nutritiva e depois descobrir que você foi vítima de um dos muitos erros da culinária saudável. Evite prejudicar a alimentação saudável aprendendo sobre os oito erros comuns da cozinha.
George Doyle/Stockbyte/Getty Images Guardar
Colocar azeite na água da massa
Você pode ter ouvido que colocar óleo na água evita que o macarrão grude no fundo da panela. Isso está longe de ser verdade. O fato é que o óleo na água dificulta a aderência do molho, remove certos nutrientes da massa e acrescenta calorias desnecessárias a sua refeição. Em vez disso, mantenha a água em ebulição constante, de modo que a pasta esteja sempre em movimento, e mexa com frequência.
George Doyle/Valueline/Getty Images GuardarCozinhar legumes e verduras
Você pode pensar que ferver a verdura é a maneira mais rápida e fácil de prepará-la, mas resista à tentação de ir pelo caminho mais fácil. Quando as verduras são cozidas, muito de seus nutrientes - como vitaminas e proteínas - são eliminados. Em vez disso, tente usar uma panela especial para legumes ou cozinhe na grelha para preservar o sabor e o valor nutricional.
Pixland/Pixland/Getty Images Guardar
Igualando gordura e calorias
É bom optar pelo azeite de oliva em vez da manteiga quando estiver cozinhando. Manteiga ou margarina tem gordura nociva. E o azeite, gordura insaturada. Mas uma coisa é gordura, e outra coisa, caloria! O azeite de oliva e a manteiga possuem uma quantidade similar de calorias. Não compense em excesso quando utilizar azeite saudável durante o cozimento.
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images GuardarDescascar frutas e verduras
Você pode estar acostumado a descascar frutas e verduras antes de comer, mas deve resistir a esse impulso. Muitas frutas e legumes retém nutrientes, como vitaminas A e C, bem abaixo da casca. Você deve comer esta parte das frutas e verduras na medida do possível para obter os benefícios que elas proporcionam.
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images Guardar
Poupar no sabor
Muitas pessoas pensam que uma refeição nutritiva tem que ser insípida e simples, mas isso não é verdade. Comer alimentos sem sabor vai fazer com que sua alimentação saudável seja um castigo. E é muito provável que fique com vontade de comer alimentos poucos saudáveis e saborosos. Em vez disso, dê um sabor especial aos alimentos com especiarias como o manjericão e a pimenta-vermelha que aceleram o metabolismo.
Digital Vision./Digital Vision/Getty Images GuardarCozinhar a comida em excesso
Isso é especialmente importante quando se trata das verduras, já que são um dos alimentos mais fáceis de queimar. Quando você as cozinha demais, duas coisas acontecem: elas se tornam pouco apetitosas e perdem muito valor nutricional. Ao cozinhar, preste atenção nas verduras para garantir que não estejam perdendo a cor e deixe cozinhar por alguns minutos apenas.
Stockbyte/Stockbyte/Getty Images GuardarCozinhar com molho pesado
Não estrague um delicioso e nutritivo alimento vegetariano adicionando muito teriyaki ou molho de soja, que são um monte de calorias desnecessárias. Use o molho suficiente para dar sabor ao prato e faça o mesmo quando se trata de saladas. Quando possível, use molhos de baixa caloria, sódio e teor de gordura para cozinhar.
George Doyle/Stockbyte/Getty Images GuardarComer o mesmo sempre
Seja qual for a comida, comer os mesmos alimentos é a maneira mais rápida de ficar cansado deles. Evite perder a motivação da alimentação saudável mudando constantemente os alimentos que você cozinha. Use ingredientes diferentes em cada refeição, tente diferentes métodos de preparo e faça receitas próprias!