Contente
Existem muitas fontes de sucata de ouro a serem descobertas em casa. Joias indesejadas, tratamento dentário, ouro recuperado de eletrônicos, todos são possíveis fontes caseiras desse metal precioso. É possível fundir esse ouro e reformá-lo para diferentes usos. Como ele só pode ser fundido a temperaturas muito altas, é importante dispor de um espaço de trabalho seguro e dedicado a essa atividade.
Instruções
É possível fundir ouro em casa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Coloque o ouro no cadinho. É importante que ele esteja em um local seguro e firme, pois ficará muito quente.
Cadinho pronto para ser aquecido (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images) -
Adicione algumas pitadas de fundente sobre o ouro. Ele ajuda a separar as impurezas no metal e auxilia no processo de fusão. Nesse caso, o bórax e o carbonato de sódio funcionam bem como fundentes. Se impurezas significativas forem esperadas, um pouco de sílica (areia limpa) também poderá ser adicionado.
-
Derreta o ouro no cadinho com o maçarico de acetileno. Se o ouro possuir partículas finas, tenha cuidado, pois a força da chama poderia soprá-las para fora do cadinho. O ouro funde a cerca de 1060 °C, embora as ligas de ouro necessitem de temperaturas mais baixas.
-
Use uma pinça para derramar o ouro fundido do cadinho em um molde para arrefecimento.
Aviso
- Temperaturas extremamente elevadas são utilizadas para derreter ouro. Use o equipamento de segurança adequado e só o faça em uma área segura e apropriada, com os devidos cuidados e supervisão.
O que você precisa
- Cadinho
- Óculos de proteção
- Luvas
- Maçarico de acetileno
- Pinça
- Molde de resfriamento
- Bórax
- Carbonato de sódio