Contente
A fibra de vidro é usada para isolamento. Apesar de ser relativamente segura para projetos de construção quando usada de forma correta, não deixa de ser um material difícil de lidar. A exposição com a pele, com o trato respiratório e olhos pode provocar comichões e desconforto -- não por causa de uma alergia, mas devido a natureza irritante das fibras. Se a pele tiver sido exposta à fibra de vidro, você precisará tomar as seguintes medidas para evitar maior irritação.
Fibra de vidro serve como isolante acústico (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Retire a roupa contaminada
Se estiver enfrentando uma irritação na pele devido à exposição de fibra de vidro, a primeira coisa que deve fazer é trocar de roupa. As fibras podem ficar presas à roupa e continuarão a irritá-lo enquanto estiverem presentes. Retire a roupa com cuidado para que você não inale as fibras de vidro ou para que elas não caiam nos olhos.
Enxágue com água fria
Lave o corpo apenas com água fria. Se você lavar com água quente, o calor estimulará os poros e fará eles abrirem, dando à fibra de vidro um lugar para se instalar. Enxaguar com água fria ou gelada garantirá que os poros da pele permaneçam fechados enquanto a fibra de vidro é expelida da superfície do corpo.
Pomadas
Em muitos casos, as partículas de fibra de vidro causarão dermatite, uma reação que pode parecer com uma queimadura química de baixo grau, especialmente se você coçar a área afetada e esfregar as fibras na pele. Se este for o caso, será preciso procurar o aconselhamento de um médico. Ele deverá prescrever um corticosteroide tópico ou algum outro creme para ajudar a acalmar e curar a pele danificada.