Contente
Nem toda proteína é magra e nutritiva. Surpreendentemente, nem toda proteína magra é carne. Este tipo de proteína está presente em quase todos os grupos alimentares e oferecem proteínas nutritivas para o corpo. As fontes de proteína magra dão a todas as dietas o reforço magro de que precisam.
As proteínas magras podem ser encontradas em todos os grupos alimentares (Wikimedia Commons)
Tipos
Você pode encontrar proteínas magras em ovos, laticínios, peixes, aves e carne, além de legumes e grãos. As proteínas magras oferecerem de 1 g a 3 g de gordura e possuem de 50 a 55 calorias por porção. Alguns exemplos desses alimentos incluem carne escura de frango e peru, sem pele. Salmão, carne magra, filé de porco e queijo de baixa gordura são outros exemplos. Algumas proteínas são consideradas muito magras. Estas possuem de 0 g a 1 g de gordura e de 30 a 35 calorias por porção. Alguns exemplos deste tipo de proteína são o peito de frango ou peru, sem pele, os filés de peixe (bacalhau ou linguado), atum enlatado (em água) e mariscos, além de queijo cottage, claras de ovo e substitutos de ovo.
Ovos
Os ovos são uma excelente adição a todas as refeições. Eles possuem a melhor qualidade de proteína e são bem comparáveis ao tecido do organismo. Um ovo inteiro possui cerca de 70 calorias, 5 g de gordura e vão bem com qualquer dieta balanceada. Eles podem estar presentes nos omeletes, produtos assados e misturados em suas receitas favoritas. Os ovos inteiros são magros, enquanto as claras e seus substitutos são fontes de proteína muito magras.
Laticínios
Você bebe leite? Se não, beba, além de consumir os demais laticínios, pois é uma fonte de proteína agradável para o corpo e para o paladar. Os laticínios são proteínas de alta qualidade, encontradas em produtos como leite, iogurte e queijo. Embora os laticínios sejam uma ótima fonte de proteína, escolha cuidadosamente os derivados, pois há produtos que possuem muita gordura e, consequentemente, muitas calorias. Os laticínios mais magros são os leites desnatados ou semidesnatados, queijos e iogurtes. Os queijos com pouca gordura são macios, como feta, ricota, muçarela e cottage, por exemplo. Outras formas de queijo, como o cheddar, possuem versões de baixo teor de gordura.
Frutos do mar
Os peixes possuem dois benefícios excelentes, pois são uma fonte de proteína magra e um alimento saudável. Os peixes muito magros incluem o linguado, os bacalhaus e os atuns enlatados em água. Os mariscos, lagostas, vieiras e camarões também são fontes de proteína muito magra. O salmão e os outros peixes escuros são considerados proteína magra por terem pouca gordura. Os óleos e gorduras do salmão e dos outros peixes escuros são considerados benéficos. Os óleos reduzem as inflamações e regulam o metabolismo. Prepare os peixes cuidadosamente e evite adicionar muita manteiga e molho, que adicionam ao valor calórico e de gordura.
Frango e outras carnes
As carnes bovinas magras são as melhores fontes de proteína magra. Os cortes magros de frango e peru são bons exemplos de proteínas muito magras, enquanto os cortes escuros ainda são proteínas magras. Outras escolhas de carnes magras são os filés, ou os cortes centrais das carnes, além das carnes de búfalo e avestruz.
Legumes e grãos
Não julgue um legume ou grão por sua aparência. Eles são derivados das plantas, fontes abundantes de proteína naturalmente magra. Algumas dessas opções incluem os feijões pretos, grãos-de-bico e grãos de soja. Os grãos integrais, como a cevada e o trigo quebrado também são ótimas fontes de proteína. As fontes acima, quando combinadas, são ótimas para desenvolver os músculos. O tofu de baixo teor de gordura e as comidas feitas de soja também são boas fontes de proteínas.
Importância
Você pode achar proteínas magras quase em qualquer lugar, como na quitanda local, no açougue ou na feira. É ótimo ter uma grande variedade de opções de proteínas magras e muito magras para balancear uma dieta saudável.