Contente
Formigas e gafanhotos são insetos que existem há milhões de anos, mas as formigas têm algumas características que os gafanhotos não têm. Essas diferenças podem ser vistas na maneira como ambos encontram comida, se reproduzem, se defendem e simplesmente vivem no mundo.
O estilo de vida de um gafanhoto é diferente do de uma formiga (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Social vs. solitário
A característica mais óbvia que as formigas têm e os gafanhotos não é que as formigas são insetos sociais, e os gafanhotos geralmente não. Formigas vivem em colônias que podem ser compostas por milhões de indivíduos. Esses indivíduos defendem a colônia, encontram comida, criam os jovens e cuidam da rainha.
Gafanhotos, no entanto, defendem a si mesmos e geralmente só se juntam para acasalar. Eles podem algumas vezes formar enxames que causam terríveis danos às plantações. Quando nessa forma, eles são chamados locustas. Um enxame podem ser composto de bilhões de locustas, mas não há uma estrutura social como no caso das colônias de formigas.
Formigas são sociais e gafanhotos são solitários - geralmente (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
Cuidado com os jovens
As formigas cuidam dos ovos e criam as larvas em sua colônia, enquanto os gafanhotos não cuidam de sua prole. Após acasalar, a fêmea gafanhoto põe seus ovos no solo e então vai embora. A ninfa sai do ovo, cava um túnel até a superfície e então está por si só.
Defesa
As formigas podem morder, e algumas espécies podem picar. Uma picada de formiga pode ser bem dolorosa, mas raramente é fatal. Gafanhotos não mordem nem picam, mas, quando manipulados, vomitam um "suco de tabaco", que é o conteúdo de seus estômagos.
Formigas se comunicando através de feromônios (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Ciclo de vida
As formigas atingem a maturidade através de metamorfose completa, o que significa que elas comem como larvas e precisam progredir para um estágio pupal antes de se tornarem adultas. Os gafanhotos atingem a maturidade através de metamorfose incompleta, o que significa que a ninfa se assemelha ao adulto, apenas sem as asas e órgãos reprodutivos maduros. Ele irá realizar a muda seis vezes antes de chegar à idade adulta.
As formigas são uma espécie jovem. Gafanhotos são consideravelmente mais velhos. As formigas surgiram durante o período Cretáceo, por volta de 110 milhões de anos atrás. Os gafanhotos surgiram no fim do período Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás.
Gafanhotos existem desde o período Permiano. As formigas não existem há tanto tempo (Jeffrey Hamilton/Lifesize/Getty Images)Cultivo de recursos
Algumas espécies de formigas escravizam outras formigas, cultivam fungos e mantêm pulgões e lagartas como fonte de comida. Os pulgões e lagartas são valiosos para as formigas devido a uma substância doce secretada por eles. Formigas honeypot comem até que estejam ingurgitadas de comida e servem de alimento a suas companheiras de ninho quando a comida fica escassa. Gafanhotos, por outro lado, não têm escravos nem cultivam fungos e não ajudam a alimentar outros gafanhotos.