Contente
Dermografismo ou urticária dermatográfica é um problema de pele onde a pressão sobre a pele cria vergões que se assemelham à forma como ela é tocada, que faz parecer como se alguém estivesse escrevendo sobre a pele.
O dermografismo é mais desconfortável do que perigoso (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Características
O dermografismo é um desdobramento de urticária, ou formigueiro. Esfregar a pele, ainda que de forma ligeira, criará vergões vermelhos saltados, acompanhados de coceira, inchaço e desconforto. Os vergões serão formados de acordo com a forma como a pele é esfregada, fazendo com que pareça que alguém tenha escrito sobre o corpo.
Os vergões geralmente são inofensivos e costumam desaparecer dentro de duas horas, mas existe a possibilidade, em casos raros, de que os efeitos apareçam lentamente e demorem horas e até dias para desaparecer da pele.
O problema em si pode durar qualquer quantidade de tempo, desde alguns meses até um ano. Em alguns casos, o dermografismo nunca é curado.
Causas
O dermografismo pode afetar qualquer gênero, raça ou idade, mas na maioria das vezes ocorre em adultos, na faixa dos 20 e 30 anos. A razão para a sua ocorrência é desconhecida. No entanto, existem vários elementos que podem provocar um surto, incluindo fatores ambientais, tais como a temperatura, luz solar e pressão, juntamente com fatores pessoais, tais como o stress e a emoção.
A probabilidade de desenvolvimento de dermografismo pode aumentar com base na hereditariedade, alergias e presença de outras doenças de pele com comichão.
Tratamento
Determinar a causa do dermografismo de alguém pode ser árduo devido a todos os potenciais alérgicos que se pode encontrar diariamente e a possibilidade de que a doença pode mesmo não ser um estímulo físico que causa a reação. Se a causa é um alergênico, pode-se simplesmente evitar tal alergênico e, assim, evitar novos surtos.
A reação em si é o resultado de o sistema imunológico liberar histamina na pele, de modo que um médico pode prescrever anti-histamínicos para aliviar reações alérgicas que se revelarão mais graves do que o surto comum.
Prevenção
Além de evitar o alergênico em questão, as pessoas que sofrem de dermografismo podem impedir uma reação ficando longe do sol e evitando qualquer coisa que possa irritar a pele, como certos tipos de tecido e sabonetes.
Tomar o cuidado adequado com a pele também pode ajudar a evitar uma reação. Coçar só vai piorar o problema, então hidratar a pele pode evitar que ela fique seca e irritada.
Vida com dermografismo
Apesar do dermografismo durar um período de tempo indefinido, o problema é quase inofensivo, com exceção do desconforto da coceira e inchaço. Assim, é possível para aqueles que sofrem de dermografismo, viver uma vida de certa forma normal e saudável.