Contente
O pescoço e a boca possuem várias estruturas vitais para a saúde geral. A cabeça e o pescoço exigem uma série de cuidados. Se algo não estiver funcionando direito, pode ser problema nos gânglios linfáticos, na traqueia ou nos dentes. Se sentir dor em qualquer uma dessas áreas ou se caraços começarem a se formar, você deve procurar um médico imediatamente. Existem várias possibilidades para a causa desses sintomas e algumas são graves.
Se você sentir dor na cabeça ou no pescoço, procure um médico (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Inchaço dos gânglios linfáticos
Os gânglios linfáticos são pequenos aglomerados de células que têm dutos que entram e saem deles. Esses gânglios produzem anticorpos para ajudar a combater a infecção do corpo. Eles estão por toda parte, mas vários ficam no pescoço. Às vezes, os gânglios linfáticos podem inchar e doer, indicando infecção e, como eles estão perto da boca, você pode sentir dor lá também. Em geral, ter temporariamente os gânglios inchados não é um problema sério, mas você deve procurar um médico se o inchaço durar mais de duas semanas ou se existirem outros sintomas associados, como náuseas ou perda de peso. Se os nódulos estiverem endurecidos ou se os caroços estiverem crescendo, isso pode ser um indicativo de câncer.
Câncer oral
O câncer oral tem uma alta taxa de mortalidade porque normalmente é descoberto tarde demais. No momento em que é diagnosticada, a doença muitas vezes já se espalhou para outras partes do corpo, como para os nódulos linfáticos. Os sintomas de câncer de boca incluem ferida ou lesão na boca que leva duas semanas para cicatrizar ou um caroço na bochecha. Outros sintomas são manchas brancas ou vermelhas na gengiva, dor de garganta crônica ou sensação de que algo está preso na garganta e inchaço ao redor do pescoço e da mandíbula. O recomendado é consultar um dentista se sentir algum dos sintomas orais e, caso seja necessário, ele poderá encaminhar você a um médico.
Abscesso no dente
Um abcesso dentário é uma infecção do dente próxima à raiz, na qual as bactérias invadem a área entre o dente e a gengiva. Conforme a infecção cresce, o espaço se enche com pus, colocando uma enorme pressão sobre o nervo. Os sintomas incluem dor extrema na boca e, possivelmente, na orelha e no pescoço. A mandíbula e a área na parte superior do pescoço podem inchar e você pode ter uma forma de caroço na boca. Neste caso, você provavelmente precisará de um canal e de antibióticos para matar a infecção. Se sentir esses sintomas, consulte um dentista imediatamente.