Contente
Vários tipos de bactérias podem causar infecções no trato urinário. A Proteus mirabilis é um exemplo delas. A identificação apropriada desse organismo resulta em um tratamento com antibiótico.
A identificação apropriada desse organismo resulta em um tratamento com antibiótico (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
Descrição
A Proteus mirabilis é uma bactéria normalmente encontrada no trato gastrintestinal. Ela se move facilmente por superfícies sólidas ou semissólidas. Essa bactéria também vive no solo e na água.
Causas da infecção
Devido ao fato da uretra ser muito próxima do ânus, a Proteus mirabilis pode entrar no sistema do trato urinário e causar infecção. Essa infecção também ocorre quando a Proteus mirabilis contamina cateteres e outros equipamentos urinários médicos. Assim que ela entra no trato urinário, essa bactéria continua a se multiplicar.
Transmissão
Limpar-se de trás para frente depois de defecar faz com que material fecal entre em contato com a abertura uretral. Se a Proteus mirabilis estiver presente nas fezes, ela pode entrar no trato urinário. Em um estudo publicado no "Journal of Clinical Microbiology", em 2003, pesquisadores da Escola de Biociências de Cardiff relataram que a Proteus mirabilis induz os biofilmes (acúmulos de micróbios) a se formarem em cateteres. Esse acúmulo resulta em uma infecção no trato urinário e pode levar a uma séria infecção renal ou septicemia (infecção da corrente sanguínea).
Identificação
Exames de urina detectam altos níveis de Proteus mirabilis na urina. Embora a presença de algumas bactérias na urina seja normal, mais de 100 mil unidades de formações de colônias por mililitro de urina é um indicativo de infecção no trato urinário.
Prevenção
Limpe-se da frente para trás depois de evacuar, a fim de prevenir a entrada de Proteus mirabilis no trato urinário. Se tiver que usar um cateter, use suprimentos esterilizados, para prevenir a contaminação bacteriana. Essas medidas combatem a maioria das causas de uma infecção urinária por Proteus mirabilis.