Contente
Um compressor é uma bomba de refrigeração que permite a movimentação de um fluido refrigerante ao longo de um ciclo de compressão de vapor. Embora o calor seja um produto da compressão, o superaquecimento pode ocorrer. Compressores funcionam normalmente em temperaturas acima de 93 graus, portanto, não considere essa temperatura como superaquecimento.
Saiba mais sobre os principais problemas em um compressor de refrigerador (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Tipos de compressor
Os tipos de compressores são: alternativo, parafuso, centrífugo e de rolagem. O alternativo cria pressão usando pistões; o tipo parafuso usa duas engrenagens para pressurizar o material refrigerante. O centrífugo utiliza um impulsor e o compressor de rolagem, como o nome diz, utiliza um rolo (imagine uma chave de fenda).
Motores internos
Compressores acionados por motores podem superaquecer devido a um motor defeituoso. Rolamentos ou peças estragadas podem ser a culpa para a criação excessiva de calor. Se estas partes criam um excesso de resistência dentro do motor, isso pode gerar superaquecimento.
Pouca ventilação
A causa mais provável do superaquecimento de um compressor é uma ventilação imprópria ou um espaço de ventilação insuficiente. Compressores precisam dissipar o calor gerado. Os frigoríficos possuem uma barra que garante um espaço entre o compressor e a parede. No uso de desumidificadores, é recomendado uma distância de 30 cm entre o exaustor e a parede, a fim de evitar danos na parede, bem como manter o compressor resfriado.
Taxa de compressão
Uma taxa de compressão se refere à diferença de pressão entre a porta de sucção e de descarga de um compressor. O calor é um produto da compressão, e uma elevada taxa de compressão irá resultar em mais calor, o que geralmente é resultado de um sistema com pressão abaixo do necessário.
Sobrecarga
Um sistema que necessita muita refrigeração também terá uma pressão muito alta. Com muita pressão, o compressor tem muito trabalho para refrigerar e movimentar o sistema de resfriamento. Consequentemente, o sistema não consegue realizar sua função de resfriamento ou resfriar suas partes internas.