Quais as causas da tosse seca e profunda?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
As principais causas tosse seca / sem catarro - Dr. Paulo Mendes Jr Otorrino em Curitiba
Vídeo: As principais causas tosse seca / sem catarro - Dr. Paulo Mendes Jr Otorrino em Curitiba

Contente

A tosse é uma reação do corpo para manter limpas a sua garganta e as vias aéreas. Existem duas categorias: seca e produtiva. A tosse produtiva ou molhada, produz muco ou outras substâncias. A tosse seca e profunda, especialmente a que persiste, requer atenção médica. Suas causas variam desde uma alergia até situações clínicas graves.


Tosse persistente, seca e profunda requer atenção médica (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

DRGE ou doença do refluxo gastroesofágico

A doença do refluxo gastroesofágico ou DRGE é uma condição crônica do sistema digestivo, em que o ácido do estômago ou da bile reflui para o esôfago. Essa ação de retorno provoca irritação no sistema digestivo, resultando em outros sintomas, como dificuldade em respirar, dor de garganta, rouquidão e tosse seca, de acordo com a Clínica Mayo. Qualquer pessoa que apresentar uma tosse seca, persistente e profunda deve passar por um exame para DRGE. Um dos diagnósticos da doença é uma sensação de queimação, a tradicional azia.

Alergias

De acordo com a Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia, uma tosse persistente e que não para é um sintoma comum das alergias de primavera. A febre do feno ou rinite alérgica é uma delas. Essas alergias são causadas pelos pólens das árvores e plantas, esporos de mofo, pelos de animais e restos de pó. Esses alérgenos, aparentemente inofensivos, irritam a garganta com uma tosse seca e profunda.


Asma

A tosse profunda e seca crônica, pode ser um sintoma de asma, de acordo com o MedicineNet. A asma é uma inflamação crônica dos brônquios ou das vias aéreas, que resulta em seu estreitamento. A doença produz uma condição conhecida como hiperatividade brônquica (HRB) ou sensibilidade acentuada aos alérgenos. Essa restrição provoca dificuldades de respiração e uma sensação descrita como sibilância. O ar frio e seco, o pólen, exercícios físicos e o fumo podem agravar a asma, criando as circunstâncias certas para uma tosse crônica. A asma é geralmente pior à noite ou de manhã cedo, fazendo com que a tosse persistente acorde o doente, impedindo de uma boa noite de sono.

Outras causas

Quem fuma geralmente tem uma tosse seca profunda. Inalar a fumaça do cigarro de forma passiva também pode causar o mesmo reação. A pneumonia é uma infecção dos pulmões causada por um vírus ou bactéria, pode gerar uma tosse seca, assim como outros sintomas febre, dores no corpo e fadiga. A sarcoidose, que é uma inflamação dos tecidos pulmonares, produz a tosse, mas também falta de ar e dor no peito e nas articulações. Os efeitos colaterais na utilização de um inibidor da enzima conversora da angiotensina (ECA), usado para controlar a pressão sanguínea elevada, pode ser um casados da tosse seca.