Contente
Um Computer Numerical Controlled (CNC) router (máquina de desbaste) é usado para cortar madeira, plástico ou metal. Ele é controlado e e executado por um computador. CNC routers variam de pequenas máquinas para uso caseiro a grandes guindastes para fabricação de barcos. Eles normalmente possuem dois programas, um para fazer modelos e outro para fazer upload destes para à máquina.
Um CNC router é uma máquina que é controlada e executada por um computador (computer image by blaine stiger from Fotolia.com)
O painel de controle do CNC
O controle do CNC router normalmente é feita com um computador e software. Contudo, ele também pode ser operado manualmente. O router é composto por vários botões de controle com diferentes funções. O primeiro botão é o "reset", que liga a máquina. Isso resulta no movimento das coordenadas do cortador, nos eixos X, Y e Z, para 0, 0 e 0. Esse movimento ocorre em direção ao canto da máquina. O segundo botão é o botão de controle manual, que controla o movimento do cortador ao longo de superfícies horizontais e movimentos para cima e baixo. O terceiro botão é o botão de "stop", cuja função é parar o CNC router rapidamente, especialmente em situações de emergência.
Fusos do CNC router
Os fusos do CNC router são as partes da máquina que são responsáveis pelo corte dos materiais. Existem vários tipos de fusos, e eles são classificados pela sua força. O funcionamento dos fusos acontece quando os bits do router são rotacionados. A velocidade varia dependendo do material que está sendo cortado. Esses materiais podem ser plástico ou até metal.
O sistema de movimento linear
Os três eixos do CNC router têm um sistema de movimento linear. Esse sistema conduz os fusos do router na direção de cada eixo. Ele também constitui os motores, um sistema linear de rolamento e algumas montagens de parafusos de chumbo. O poder do motor fornece energia rotacional para o montador de parafusos e o motor também conecta os sistemas mecânicos e eletrônicos do CNC router. O sistema de movimento linear possui dois tipos de motor: motores de passo e servomotores. Os de passo oferecem boa performance e são muito confiáveis, porém não oferecem um sistema fechado. Cada motor tem seu próprio sistema de controle.