Como curtir a pele de veado com sal

Autor: John Stephens
Data De Criação: 25 Janeiro 2021
Data De Atualização: 27 Novembro 2024
Anonim
STROPS FROM SCRATCH #7: Finishing the Tanned Deer Leather, Oak Bark Tanning
Vídeo: STROPS FROM SCRATCH #7: Finishing the Tanned Deer Leather, Oak Bark Tanning

Contente

O curtimento da pele de veado é uma forma de criar um couro com aparência natural que poderá ser vendido ou usado ​​como peça decorativa dentro de uma casa. O processo de curtimento da pele também irá protegê-la do apodrecimento e da decomposição. O sal é um dos principais ingredientes utilizados nesse processo.


Instruções

O visual natural do couro de veado cria uma excelente peça decorativa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Salgue a pele. Estenda-a com o lado do pelo para baixo sobre uma superfície plana, tal como o chão ou um grande pedaço de madeira. Polvilhe sal sobre o lado da carne da pele de veado. Um quilo de sal deverá ser usado para cada quilo de couro. Certifique-se de que o sal penetre nas bordas da pele e esfregue-o na carne. Pontos sem sal ficarão desprotegidos e, eventualmente, irão apodrecer.

  2. Repita o processo de salga quando o sal da primeira aplicação ficar cheio de umidade. Isso normalmente acontece em dois ou três dias. Re-salgar o couro garante que a umidade seja removida e que o couro de veado não apodreça. A umidade terá desaparecido entre 10 e 14 dias. Pendure a pele de veado um dia depois do processo de salga ter sido concluído para certificar-se de que esteja seca.


  3. Inicie o processo de limpeza do couro, que removerá a gordura e a carne e envolverá a alternação entre imergir e trabalhar a pele. Trabalhar a pele envolve colocá-la sobre uma tábua e puxá-la para trás e para frente para romper o tecido e a gordura. Primeiro, deixe a pele na água até que ela comece a amolecer e , depois, trabalhe-a para romper o tecido e a gordura. Mergulhe a pele novamente quando a gordura torna-se difícil de quebrar. Alterne entre a imersão e o trabalho até que a camada brilhante de gordura que está do lado da carne da pele de veado tenha desaparecido. O lado plano de uma lâmina de serra tico-tico poderá ser utilizado para raspar a camada de gordura.

  4. Desengordure a pele colocando-a em um balde de água morna. Adicione 1 colher de sopa de detergente por litro de água. Misture delicadamente e esfregue a pele na água até que ela se torne suave e sem gordura. Retire a pele de veado, coloque-a sobre a tábua plana e raspe a porção de carne com a parte plana de uma faca. Isso é chamado de "deslizamento" e remove o tecido desnecessário. Lave a pele.


  5. Prepare uma solução para curtimento. Em um balde de plástico, dissolva 1/2kg de alúmen de amônio em um litro de água. Em um balde separado, dissolva 118ml de carbonato de sódio e 236ml de sal em um 1,9l de água. Despeje a solução lentamente no alúmen de amônio enquanto mistura-a rapidamente. A mistura irá espumar, então despeje lentamente para evitar que derrame. Misture mais solução, se necessário.

  6. Coloque a pele de veado na solução durante cinco dias. A porção de carne mudará de cor quando a pele estiver pronta para ser removida. O excesso de curtimento é algo difícil de ocorrer, então deixe o couro na solução por mais tempo, caso ache necessário. Lave a pele em um balde de água com 30ml de bórax e enxágue-a em água corrente. Coloque o couro de veado em uma superfície plana e pressione a umidade, empurrando suavemente a pele.

Dicas

  • Não use baldes de metal.

O que você precisa

  • Sal
  • Pedaço de madeira grande e plano
  • Baldes de plástico
  • Faca
  • Lâmina velha de serra tico-tico
  • Alúmen de amônio
  • Carbonato de sódio
  • Bórax
  • Detergente