Contente
A reciclagem economiza papel, reduzindo efetivamente o número de árvores que são cortadas para sua produção. O processo de reciclagem de papel envolve o uso de vários produtos químicos. Esses produtos transformam o papel em uma polpa e o branqueiam. Embora a reciclagem de papel seja vista muitas vezes como boa para o meio ambiente, os produtos químicos que são utilizados no processo geralmente são tóxicos e contribuem para a poluição do meio ambiente.
A reciclagem de papel utiliza uma variedade de produtos químicos (paper image by max blain from Fotolia.com)
Dióxido de cloro
O dióxido de cloro é o produto químico de branqueamento de uso mais comum na reciclagem de papel. Ele também causa muitos danos ao meio ambiente devido à produção de organoclorados. De acordo com Tree Cycle, "as usinas de polpa e papel que utilizam cloro para o branqueamento produzem até 1000 desses compostos orgânicos clorados".
Tensioativos
Tensioativos como o benzeno, o tolueno, o xileno e o etilbenzeno removem a tinta e adesivos do papel durante o processo de reciclagem. Esse é um passo necessário para que o produto final fique livre de contaminantes. Esses produtos químicos são motivo de grande preocupação, uma vez que são cancerígenos e podem ser tóxicos.
Oxigênio, peróxido de hidrogênio e hidrossulfito de sódio
O oxigênio, o peróxido de hidrogênio e o hidrossulfito de sódio são todos agentes clareadores alternativos. O oxigênio e peróxido de hidrogênio são os agentes clareadores mais seguros, mas também custam mais caro. O hidrossulfito de sódio é mais seguro do que o cloro, mas ainda assim produz organoclorados.