Contente
- Mudança na dieta
- Aumento na quantidade de água
- Diminuição nos níveis de estresse
- Urohidropropulsão
- Cirurgia
Cálculos de estruvita consistem em uma combinação de minerais, como o amônio, magnésio e fósforo, que se cristalizam dentro do trato urinário de seu mascote. Esta obstrução, característica em cães e gatos, pode causar dor e até o bloqueio completo do canal, nos piores casos. Ainda que nas ultimas décadas rações de cães e gatos venham sendo alteradas a fim de solucionar esse problema, ele continua ocorrendo com frequência. Se você notar algo de errado com a micção de seu mascote, deve levá-lo imediatamente a um veterinário.
Cálculos de estruvita são mais comuns em cães e gatos (Puppies of the spitz-dog and cat in studio image by Ulf from Fotolia.com)
Mudança na dieta
Os cristais de estruvita são causados em parte por uma concentração alcalina (pH básico) da urina. De acordo com "Cat Nutrition", muitos dos alimentos para animais de estimação presentes no mercado, especialmente as rações secas, tendem a ter mais carboidratos do que o animal pode digerir adequadamente, o levaria ao problema da urina alcalina. Oferecer ao seu gato comida úmida, que possua mais proteinas e gordura, pode começar a resolver a questão. Dietas específicas para estes casos incluem, por exemplo, as rações Royal Canin Dissolution, Purina CNM UR-Formula e Royal Canin Urinary SO.
Aumento na quantidade de água
Falta de água na alimentação pode também levar à formação de cálculos renais. A comida úmida ajuda, porém tigelas de água devem ser colocadas ao redor da casa para garantir que seu mascote tenha água fresca para beber sempre que precisar. Isso fará com que ele urine com mais frequência e aumentará a dissolução dos minerais, dois fatores que podem reduzir o processo de cristalização, de acordo com o "Pet Education".
Diminuição nos níveis de estresse
De acordo com "Marvista Vet", situações estressantes, como idas ao veterinário, mudanças de ambiente, ou a convivência com animais hostis, levam a flutuações no pH da urina. Para cães e gatos muito estressados, pode ser prescrito um medicamento antiansiolítico, como a amitriptilina. Essa medicação também possui propriedades anti-inflamatórias que interrompem o crescimento dos cristais.
Urohidropropulsão
A urohidropropulsão é um procedimento veterinário que tem como objetivo soltar os cristais usando água. Com o animal anestesiado, o médico insere um cateter urinário e injeta uma solução salina estéril dentro da bexiga. Em seguida, pressionando-a manualmente, ele força as pedras menores a sairem. Este tratamento pode não ser efetivo com bloqueios de grandes cristais.
Cirurgia
Algumas vezes, o procedimento cirúrgico é a única opção. O veterinário executa uma cistostomia, abrindo a bexiga e removendo as pedras.