Contente
Quando pensamos em queda de cabelo, associamos a fios secos e danificados. Isso faz com que muitas pessoas lavem ou molhem o cabelo constantemente para mantê-lo hidratado e saudável; no entanto, a hidratação em excesso também pode ser ruim para a saúde capilar e causar a queda.
Hidratação em excesso também pode causar danos ao cabelo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Tipos
A hidratação em excesso pode provocar a quebra da estrutura capilar e eliminar a oleosidade natural dos fios, causando uma condição conhecida como alopecia ou queda de cabelo. Diferentes tipos de alopecia podem surgir a partir da super-hidratação; a principal delas é a alopecia por tração. Essa condição normalmente ocorre quando os fios são constantemente tensionados. A falta de oleosidade deixa o fio esticado, levando ao rompimento da estrutura e resultando em falhas ao redor da linha do cabelo. Já a alopecia aerata ocasiona pontos de calvície ao redor do couro cabeludo, principalmente na parte central.
Identificação
Procure um médico caso note falhas em seu couro cabeludo ou se os fios estiverem quebradiços. Há inúmeras condições que podem causar queda ou enfraquecimento dos folículos capilares. Não assuma que a alopecia é provocada pela hidratação em excesso sem fazer testes para descartar outras hipóteses. É provável que seu médico solicite exames de sangue, verifique sua pressão e couro cabeludo para determinar a causa.
Sintomas
Os sintomas da alopecia incluem perda irregular de cabelo, pontos de calvície, fios quebradiços, pontas duplas e coceira na cabeça. Algumas pessoas também apresentam afinamento da estrutura capilar.
Tratamento
No caso de alopecia causada por super-hidratação, é recomendada a redução da quantidade de lavagens do cabelo por semana, incluindo produtos que contenham água ou álcool. Para restaurar o crescimento dos fios nas áreas afetadas, talvez seja necessário o tratamento com uma fórmula de manipulação, como a minoxidil 2% por alguns meses. Essa solução pode ser adquirida em forma de loção ou espuma.
Prevenção
Limite a lavagem do cabelo a duas vezes por semana, preferencialmente uma. Evite utilizar produtos à base de álcool, como gel ou fixadores. Além da super-hidratação, o calor em excesso pode queimar o cabelo, o que também pode causar o enfraquecimento ou afinamento dos fios. Continue o tratamento com minoxidil de acordo com as instruções do seu médico. Interrompê-lo pode provocar o retorno da queda.