Contente
As persianas de bambu são uma ótima escolha atualmente para residências, já que elas embelezam o ambiente e são bem fáceis de manter e limpar. Porém, às vezes pode dar algo errado com elas. O sistema de polias a cada dia que passa se desgasta mais e pode precisar ser reparado. Entretanto, há passos simples a se seguir para consertar esse problema, que podem ser realizados por, praticamente, qualquer um.
Conserte sua persiana de bambu (bamboo image by hans slegers from Fotolia.com)
Remova a persiana
É possível facilmente utilizar uma escada para erguer-se e remover sua persiana de bambu do suporte na parede. Pegue-a e a estenda ao seu comprimento máximo para que possa determinar qual comprimento de corda deve ser utilizado e, então, coloque a persiana em uma mesa para que o sistema de polias possa ser alcançado com maior facilidade.
Acessando o sistema de polias
Remova os grampos superiores na persiana que escondam qualquer nó ou corda por razões estéticas. Agora, poderá retirar o sistema de polias antigo cortando-o em ambos os lados, colocando as cordas e, em seguida, recolocando as persianas para que elas funcionem corretamente.
Passos simples para recolocação de cordas
Com sua corda nova, amarre uma extremidade dela na parte de trás, pelo lado esquerdo da sua persiana, e traga a corda para baixo até a base pela parte de trás; em seguida, traga a corda de volta para cima pela parte da frente da persiana. Na parte superior, você amarrará pela frente da polia esquerda, passando pelo cabo até a polia da direita. Continue com essa corda e traga-a ao cabo e em torno da roda de plástico, indo da direita para a esquerda. Traga a corda para baixo pela frente da persiana e para cima pela parte de trás, amarrando-a no topo. Utilizando outra corda no lado direito, siga os mesmos passos feitos no lado esquerdo. Deve-se ficar com mais corda na parte frontal direita do que a esquerda, que é mais fina porque é onde vai a corda de puxar. Coloque os grampos de plástico de volta e suba de novo na escada para recolocar a persiana.