Contente
Construtores de modelos militares em escala 1:35 — especialmente caminhões, tanques, canhões e transporte de pessoal — geralmente gostam de detalhá-los e acrescentar acessórios para deixá-los mais realistas. Isso pode incluir pás, caixas de munição, mochilas e redes de camuflagem. Essas redes dão um aspecto real ao visual, tanto enroladas e guardadas em uma caçamba quanto cobrindo um veículo em um diorama detalhado. Os modelistas podem fazer sua própria rede de camuflagem em escala 1:35 para complementar os demais equipamentos.
Instruções
Redes caseiras de camuflagem na escala 1:35 adicionam realismo a um modelo militar (camouflage image by ril from Fotolia.com)-
Escolha entre a tela de tecido ou a gaze como base para a rede. Ambas devem servir para uma escala de 1:35. O modelista deve experimentar os dois materiais para determinar qual base proporciona o visual desejado.
-
Corte um retângulo do material escolhido no tamanho desejado. O tamanho dependerá do uso da rede, ou seja, se ela ficará enrolada ou estendida sobre o modelo.
-
Pinte o material com uma cor de base que reflita a área de combate que na qual o veículo do modelo serviu. Por exemplo, um blindado da Campanha Norte-Africana, da Segunda Guerra Mundial, deve ter uma rede cor de areia ou bege como base; um tanque soviético T-34, combatente no inverno, terá uma rede branca e um tanque Sherman americano no verão da França deverá ter uma rede de camuflagem verde-oliva.
-
Quando a base estiver seca, camufle a rede com diversos tons encontrados no ambiente do combate. Marrons, pretos, verdes e cinzas são boas opções. Use pincéis ou um aerógrafo para pintar essa parte. Use fotografias de redes verdadeiras de camuflagem como referência para o desenho correto.
-
Corte pedaços de fita adesiva ou esparadrapo em tiras curtas e finas para a camuflagem Hessian ou o estilo de rede Barracuda, mais moderno. As rede Barracuda, usadas pela primeira vez na Segunda Guerra Mundial, têm "pontas" de tecido presas à elas para dificultar a identificação do contorno do veículo. Cole a fita sobre a fibra da gaze ou do tecido sem um padrão definido. Quando você estiver satisfeito com o visual, pinte as pontas para adequá-las ao esquema do modelo.
-
Faça voltas com o arame fino, passe-o por seções da rede e usa a cola para fixá-lo ao veículo. Isso dará à rede a impressão de estar suspensa sobre o veículo. Outro jeito efetivo, e historicamente preciso, é simplesmente cobri-lo com a rede. Lembre-se de que você está tentando deixar seu modelo verossímil e homens em combate usarão métodos simples e rápidos de camuflagem.
-
Em miniaturas, use varetas ou pedaços finos de madeira balsa para imitar a armação de tendas que os soldados usavam para apoiar a rede de camuflagem sobre o canhão. Essas tendas encobriam as armas e protegiam a equipe do sol. Use o plástico do encarte das peças do modelo para simular as modernas armações pré-fabricadas.
-
Use pinças ou tesouras para cortar, puxar ou rasgar partes da rede para simular um uso real. Lembre-se de pintar qualquer fio branco resultante do corte.
-
Para simular uma rede enrolada que pode estar jogada na traseira de um Jeep ou carregada no para-choques de um tanque, enrole partes da rede acabada, depois envolva-as com tiras de esparadrapo ou fita adesiva para imitar amarras de couro ou de tecido. Pinte-as de marrom fosco ou verde-oliva.
Dicas
- Consulte fotografias de revistas, livros ou internet como referência para o esquema de cores da sua camuflagem. Além disso, certifique-se de que elas estão de acordo com os fatos históricos. Um modelo britânico utilizado no deserto durante a Segunda Guerra Mundial, em 1941, por exemplo, pode ser diferente de um utilizado no Iraque, em 2003.
O que você precisa
- Tela de tecido
- Gaze cirúrgica
- Esparadrapo
- Fita adesiva
- Arame fino
- Tinta à base de óleo ou acrílica
- Pincéis
- Aerógrafo
- Supercola