Contente
O teste PPD — derivado proteico purificado — é utilizado para diagnosticar tuberculose, também conhecido com teste de Mantoux ou teste cutâneo da tuberculina (TST). Uma pequena quantidade de derivado proteico é injetada logo abaixo da pele para formar um nódulo, geralmente na face interior do antebraço. O local da injeção é circulado com tinta ou marcador permanente para delimitar o tamanho da área e, então, o teste é "lido" de 48 a 72 horas depois. Uma resposta negativa ao teste é a ausência de qualquer inchaço ou endurecimento no local.
Instruções
Mycobacterium tuberculosis (Duncan Smith/Stockbyte/Getty Images)-
Lave suas mãos e ponha luvas.
-
Posicione o braço do paciente em iluminação adequada para observar o local da injeção. Se este não estiver circulado, confirme com o paciente onde estava o nódulo.
-
Inspecione visualmente o local da injeção, procurando por qualquer vermelhidão, irritação, erupção cutânea ou endurecimento.
-
Deslize gentilmente seu dedo sobre o local da injeção para procurar qualquer inchaço ou endurecimento.
-
Escreva teste de PPD negativo, "- PDD" ou "neg PPD", na ficha ou prontuário médico do paciente.
Aviso
- Significantes falsos-positivos (reações sem uma infecção tuberculosa) ou falsos-negativos (ausência de reação, apesar da existência de infecção tuberculosa) podem ocorrer com esse teste. Os testes de PPD devem ser interpretados em conjunto com o histórico médico e as queixas do paciente.