Contente
A cola de madeira é um dos materiais básicos mais comuns em carpintaria, mas ela tem as suas desvantagens. O maior aborrecimento com o seu uso na fixação de juntas de madeira é que ela se espremerá para fora das emendas quando a madeira for firmada com grampos. Se você não tomar cuidado, o excesso de cola pode fazer com que qualquer projeto de carpintaria pareça uma bagunça. Siga alguns passos para limpá-la corretamente.
Instruções
A cola de madeira pode transformar qualquer projeto em uma bagunça (Image Source/Photodisc/Getty Images)-
Umedeça um papel toalha com água morna e limpe o excesso. Faça isso o mais rápido possível depois que uma junta de madeira tenha sido colada e presa com grampos.
-
Limpe as gotas de cola com um lado do papel toalha úmido. Vire a toalha ao contrário e utilize o outro lado para limpar a área novamente.
-
Deixe a madeira e a cola secarem bem. Poderá levar algumas horas para secar completamente.
-
Examine a área bem de perto. Se você tiver limpado a cola suficientemente rápido, não restará nenhuma camada. Caso contrário, pode haver uma camada fina e brilhante.
-
Use uma lâmina de barbear para descascar o excesso de cola. Isso deve ser feito cuidadosamente, segurando a lâmina e posicionando sua borda quase que paralela com a superfície da madeira. Raspe em uma só direção caso esteja tentando "barbear" a camada fina e quebradiça.
Dicas
- Antecipe-se à compressão de cola de suas juntas recém-presas. Mantenha um papel toalha úmido à mão durante o processo de colagem.
Aviso
- Tenha muito cuidado ao manusear lâminas de barbear. Caso não se sinta seguro usando uma lâmina solta para esse propósito, use um estilete.
O que você precisa
- Água morna
- Papel toalha
- Lâmina de barbear