Como remover uma lente de contato rasgada

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
#6 Dicas Para Retirar Lentes Gelatinosas | Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista
Vídeo: #6 Dicas Para Retirar Lentes Gelatinosas | Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista

Contente

Antigamente, as lentes de contato eram feitas de vidro e geralmente cobriam todo o globo ocular. Caso uma dessas lentes quebrasse dentro do olho, poderia causar sérios problemas. Hoje em dia, no entanto, as lentes de contato modernas são feitas de um material melhor. As lentes rígidas modernas são difíceis de quebrar ou rachar, e caso receba um golpe no olho forte o suficiente para quebrar a lente, o golpe, em si, seria uma preocupação muito maior. As lentes de contato gelatinosas modernas podem rasgar, mas raramente causam danos ao olho.


Instruções

Há métodos que facilitam a remoção de uma lente de contato quebrada ou perdida dentro do olho (contact on finger image by Melking from Fotolia.com)

    Localizando e removendo uma lente de contato quebrada com auxílio

  1. Verifique a lente de contato. Peça que alguém o auxilie. Olhando para baixo na direção do seu nariz, levante a pálpebra superior da maneira mais confortável possível.

  2. Instrua a pessoa que está o auxiliando a observar embaixo da pálpebra superior para encontrar a lente. Localize-a.

  3. Recupere a lente. Mantendo o olhar para baixo, comece a esfregar a parte exterior de sua pálpebra. Use um movimento para fora sobre a pálpebra, a partir da lateral do nariz para fora, em direção à têmpora. A lente de contato deve deslizar para uma área do seu olho em que você ou seu assistente possam recuperá-la.


    Localizando e removendo uma lente de contato sozinho

  1. Identifique a posição da lente de contato em seu olho. Fique na frente de um espelho. Abra o olho o máximo possível e mova continuamente em movimentos circulares amplos até que a lente esteja visível.

  2. Pingue um colírio salino nos olhos. Isso oferecerá flexibilidade para remover as lentes.

  3. Pegue a lente com o polegar e o dedo indicador. Puxe-a, afastando-a do olho.

    Removendo uma lente de contato perdida

  1. Pegue um copo pequeno, como um copo de dose. Encha com uma solução de colírio salino ou, se necessário, água purificada levemente salgada.

  2. Em pé, incline-se para a frente sobre uma pia. Segure o copo com a solução acima do olho. Leve a mão ao redor do olho firmemente, formando uma proteção. Assegure-se de que o copo esteja acima do seu olho, que esteja aberto e banhe completamente o olho com a solução.


  3. Enquanto o olho é banhado, faça movimentos circulares amplos. A lente quebrada deve se soltar com o banho de solução e acabará caindo. Repita o processo conforme necessário.

Dicas

  • Uma vez que a lente de contato tenha sido removida com sucesso, não tendo causado danos significativos, você sentirá um alívio imediato no olho. Quando uma lente de contato é quebrada ou perdida dentro do olho, na maioria das vezes, está dobrada embaixo da pálpebra superior.
  • Algumas lentes de contato rasgam ou partem-se mais facilmente que outras. O conteúdo de água da lente, o material do qual ela é feita e sua espessura são fatores que contribuem para que a lente de contato se parta. O fator principal para que uma lente de contato seja danificada é a secura. Manter seus olhos e suas lentes de contato úmidos e hidratados reduzirá as chances delas serem danificadas.
  • Se diversas tentativas de localizar e remover a lente de contato quebrada não oferecerem sucesso, esteja ciente de que o olho a expelirá naturalmente com o tempo. Tanto a pálpebra superior quanto a inferior estão conectadas ao globo ocular em si. Isso significa que uma lente de contato não pode se esconder na pálpebra inferior e, embora possa e geralmente se esconda na pálpebra superior, a lente não pode ir muito longe.

Aviso

  • Não entre em pânico com uma lente de contato perdida em seu olho. Uma lente abaixo da pálpebra não causa dor nem qualquer dano. Além disso, a maioria das lentes de contato hoje em dia são gelatinosas e não de vidro. Portanto, até mesmo uma lente quebrada provavelmente não causará danos ao olho.
  • Não durma com uma lente de contato quebrada no olho. O globo ocular se resseca à noite (uma vez que o pestanejar não é frequente). Consequentemente, se você esfregar o olho enquanto estiver dormindo, a lente quebrada poderá arranhar o olho.
  • Nunca use as unhas para remover ou manipular uma lente de contato. Não coloque uma lente de contato rasgada de volta no olho uma vez que ela tenha sido removida.

O que você precisa

  • Solução ocular salina
  • Espelho
  • Copo pequeno