Contente
A imigração e a evolução dos gostos significam muitas lojas tradicionais estocando mais e mais ingredientes asiáticos. As pessoas desconhecem os meandros da culinária asiática e podem não saber sempre as diferenças e os usos de alguns desses ingredientes exóticos. Um grande exemplo disso é o vinho de arroz e o vinagre de arroz que, enquanto são bastantes semelhantes, são utilizados em muitas situações diferentes.
Vinho de arroz e vinagre de arroz são feitos de arroz fermentado (Blue Jean Images/Photodisc/Getty Images)
Vinho de arroz
O vinho de arroz, ou saquê, é exatamente o que parece, uma bebida alcoólica destilada de arroz. Foi feito na China há mais de 4.000 anos. O processo de fabricação é muito mais próximo ao da cerveja do que o do vinho, embora ele produza uma bebida mais parecida com um álcool.
Vinagre de arroz
A diferença óbvia entre o vinho de arroz e vinagre de arroz é a adição de bactérias que transformam o álcool do vinho em ácido.
Tipos de vinagre de arroz
Embora exista apenas um tipo básico de vinho de arroz, muitas coisas que podem ser adicionados ao vinagre de arroz para alterar o sabor. O vinagre de arroz preto é feito de arroz doce, o que o torna mais açucarado, não muito diferente de vinagre balsâmico. O vinagre vermelho é uma variedade doce e azeda e o vinagre de arroz branco é semelhante ao vinagre normal. Gengibre, pimenta e outras especiarias também podem ser adicionadas.
Aplicação
Como vinho de arroz e vinagre de arroz são produtos diferentes, eles são utilizados de maneiras muito divergentes. O vinho de arroz é normalmente bebido como se fosse qualquer outra bebida alcoólica, enquanto que o vinagre de arroz é amplamente utilizado em toda a culinária chinesa com o seu uso mais comum em molhos. O vinho de arroz é utilizado no cozimento, mas não na mesma extensão.