Contente
As manchas de café deixam uma lembrança marrom e, às vezes, pegajosa de que alguém o derramou por acidente. O ideal é cuidar delas imediatamente, mas nem sempre isso é possível. Manchas secas e velhas alteram a aparência do seu carpete permanentemente, deixando o cheiro impregnado. Para que isso não aconteça, remova essas marcas usando materiais disponíveis em casa. Os métodos de limpeza naturais são eficientes e economizam o dinheiro que você gastaria em produtos vendidos no mercado.
Instruções
Muitas pessoas começam o dia com uma xícara de café quente (Alfredo Tisi/Demand Media)-
Misture uma colher de sopa de detergente neutro com uma de vinagre branco e duas xícaras de água morna em uma tigela. Mexa bem a solução com uma colher.
Como aprontar uma solução caseira (Alfredo Tisi/Demand Media) -
Aplique a solução de detergente e vinagre na mancha de café seca usando um pano limpo. Passe o pano das bordas da mancha para o centro, molhando ele novamente, quando necessário. Alterne passando um pano seco para absorver a mancha quando ela estiver soltando-se do carpete.
Passe o pano das bordas para o centro da mancha (Alfredo Tisi/Demand Media) -
Misture uma tampa cheia de detergente enzimático e uma xícara de água morna em uma tigela. Dê leves batidinhas com essa solução na mancha, se o café derramado também continha açúcar e creme. As enzimas do detergente ajudarão a desfazer e soltar a viscosidade do açúcar e do creme.
Solução para soltar o açúcar e o creme do café (Alfredo Tisi/Demand Media) -
Enxágue a área do carpete onde a mancha estava com água fria. Retire o excesso de água do carpete e deixe secar naturalmente.
Enxaguar com água fria é o mais eficiente na hora de remover manchas (Alfredo Tisi/Demand Media)
Dicas
- Passe um pente de dentes largos para pentear as fibras do carpete.
Aviso
- Sempre passe o pano ou dê batidinhas leves na mancha. Esfregar pode fazer com que a mancha espalhe-se.
O que você precisa
- Detergente neutro
- Vinagre branco
- Água
- Tigela
- Colher
- Esponja
- Panos limpos
- Detergente enzimático