Reprodução de peixe pacu

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Junho 2024
Anonim
Reprodução de peixe pacu - Artigos
Reprodução de peixe pacu - Artigos

Contente

O pacu de barriga vermelha é nativo dos rios da América do Sul. Estes grandes peixes vegetarianos normalmente não são criados em cativeiro, devido ao seu tamanho adulto de até 80 cm. Pacus foram induzidos a se reproduzirem em instalações de pesquisa através do uso de hormônios. Pacus machos adultos são identificados por seu dorso pontiagudo e nadadeiras anal. A cor vermelha no abdômen do pacu também é mais intensa nos machos.


Instruções

O pacu de barriga vermelha é nativo dos rios da América do Sul (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Pare de alimentar a criação de peixes um ou dois dias antes da indução de desova, via injeção de extrato de hipófise.

  2. Injete na pacu fêmea um extrato de hipófise de carpa uma dose de meia colher de chá para cada 1 kg de peso do peixe. Injete na massa muscular densa na área do ombro do peixe. O extrato de hipófise pode ser obtido em um centro de pesquisa aquática.

  3. Injete uma segunda dose de extrato de pituitária na mesma fêmea, entre quatro e cinco horas após a dose inicial. Injete uma dose de duas colheres de chá e meia para cada 1 kg nesse momento.

  4. Imediatamente após dar a segunda dose de injeção na fêmea, injete no macho com uma dose de meia colher de chá para cada 1 kg de peso.


  5. Observe a pacu fêmea de cima, cinco a seis horas após a segunda injeção. A fêmea grávida mostra visivelmente que está pesada com ovos.

  6. Retire a fêmea grávida da água e coloque-a em uma toalha molhada. Peça ao assistente que segure o peixe, se necessário. O assistente deve molhar as mãos antes de imobilizar o peixe.

  7. Insira o tubo canule que está ligado a uma seringa no respiradouro do pacu e puxe delicadamente o êmbolo da seringa, para retirar os ovos do peixe.

  8. Coloque estes ovos em uma placa de Petri e adicione água sem cloro ao prato. A quantidade de água não precisa ser superior a um terço do volume de ovos no prato.

  9. Retire o peixe macho e coloque-o em uma toalha molhada. Peça ao assistente que o segure, caso necessário. O assistente deve molhar as mãos antes de imobilizar o peixe. Suavemente esprema o abdômen do peixe, aplicando pressão suficiente para remover o esperma a partir do respiradouro.


  10. Coloque uma placa de Petri contra o corpo do peixe para pegar o esperma ou sêmen.

  11. Prepare o sêmen com uma pipeta limpa.

  12. Esprema até 10 gotas de sêmen para sobre cada 1 ml de massa de ovos.

  13. Use uma lingueta limpa para misturar o sêmen e os ovos.

  14. Despeje um pequeno volume adicional de água ao prato, após 15 ou 20 segundos e mexa suavemente o prato mais uma vez.

  15. Despeje os ovos fertilizados em pequenos francos de vidro, cheios de água dos tanques de peixes adultos.

  16. Observe a eclosão em aproximadamente 48 horas.

  17. Alimente os filhotes a partir do terceiro dia após a eclosão com zooplâncton, que está disponível em um centro de pesquisa aquática.

  18. Transfira os alevinos para aquários de criação de oito a dez dias após a eclosão.

  19. Nessa etapa, alimente-os com comida em pó para peixe. Alimente três vezes por dia, mas apenas a quantidade que os alevinos podem consumir em 10 a 15 minutos.

O que você precisa

  • Açude ou aquário
  • Um pacu macho e uma fêmea
  • Seringa e tubo canule macio
  • Placas de Petri
  • Assistente
  • Pipeta
  • Pequenas garrafas de vidro
  • Zooplâncton
  • Aquário para alevinos de 275 litros