Contente
Rosas crescem em vários habitats, desde em ramos até em arbustos, incluindo as enormes rosas trepadeiras. Rosas precisam de muito cuidado para evitar as pragas e doenças comuns a elas. A queda das folhas pode ser um sintoma de práticas de cultivo ruins, doenças, pragas ou contato com química.
As rosas possuem necessidades específicas e as suas folhas caem, caso não sejam atendidas (pink flower of briar-rose bush image by Maria Brzostowska from Fotolia.com)
Rasões agrícolas
As rosas gostam de ter os pés secos, o que mostra o nível de umidade ao redor das raízes. Elas não devem ficar úmidas. As raízes alimentadoras periféricas recolhem a água, caso seja necessário. As rosas exigem uma quantidade média de água e é fácil regá-las mais ou menos do que precisam, caso não tenha acesso às especificações corretas de cuidados. Isso estressa a planta e faz as suas folhas caírem. Muito fertilizante, o tipo impróprio de solo e pH também irão estressar a planta. As plantas respondem ao estresse desligando algumas das suas funções até que as condições melhorem.
Contato com produtos químicos
As rosas são suscetíveis a influências externas. “Over spray” é um termo usado quando herbicidas ou pesticidas são pulverizados quando há vento e os produtos caem sobre as plantas que não foram pulverizadas. No caso de herbicidas, a planta não resiste aos produtos químicos. Os efeitos podem variar desde danos sistêmicos a danos visuais e podem causar a queda das folhas da planta. Escoamento tóxico de esgoto, água contaminada e outros perigos ambientais podem também podem causar a desfolha.
Mudança sazonal e de temperatura
Mudança sazonal é um forte motivo para a desfolha. As rosas são transitórias e perdem suas folhas quando as temperaturas caem. Isso geralmente ocorre de maio a junho, dependendo da localização. Rosas precisam de três a quatro meses de temperaturas mais baixas para estimular as flores e para que as folhas cresçam novamente. Esse é um processo natural e pode ocorrer mais cedo, caso existam súbitas temperaturas baixas ou geadas. A folhagem muda de cor para um amarelo dourado antes de cair da planta. As temperaturas extremas também irão provocar a sua queda.
Pestes e doenças
As doenças de roseiras que fazem com que as folhas caiam, muitas vezes, são sinalizadas por manchas, deformação ou outras alterações nas folhas. As rosas são suscetíveis a doenças fúngicas, que podem causar a desfolha. Pragas também são causas comuns desse fenômeno. Algumas folhas mostram sinais de pragas específicas. Folhas caídas que tenham os entalhes retirados são sinal de tesourinhas ou lagartas. A alimentação prolongada de ácaros e pulgões fará com que a folhagem morra por desnutrição e caia. Muitas doenças e pragas podem levar ao desfolhamento da roseira.