Contente
Os samurais, classe guerreira do japão medieval, deviam se destacar do resto da população pela maneira como se vestiam. Eles usavam o cabelo em um coque. Carregavam duas espadas, a katana e a wakizashi. Eles também tinham roupas apropriadas para a batalha e para o dia-a-dia. Algumas dessas roupas, como a hakama, são usadas hoje durante a prática de artes marciais tradicionais japonesas.
Os samurais usavam kimono, hakama, obi, kataginu e waraji (Samurai warrior image by patrimonio designs from Fotolia.com)
Hakama
A hakama é uma roupa parecida com a calça. Geralmente é preta, branca ou azul-escura. Possui uma peça pequena que aperta contra as costas do usuário. Há dois tipos: o umanori hakama e o andon hakama. O umanori foi feito originalmente para ser usado ao cavalgar, e parecem calças com pernas bem separdas. O andon não tem pernas separadas e era usado durante tempos de paz. O hakama tem sete dobras: cinco na frente e duas atrás. As dobras representam as sete virtudes do bushido. Retidão (gi), coragem (yu), benevolência (jin), respeito (rei), honestidade (shin), honra (meiyo) e lealdade (chugi).
Kimono e kataginu
O kimono, uma vestimenta longa parecida com um robe, era usado geralmente embaixo do hakama. O kimono de um samurai era feito de material macio, como seda, e pintado de cores escuras, como preto ou azul. As crianças samurais, de acordo com o Samurai Archives, se vestiam de cores mais brilhantes. Ao atingir a idade adulta, mudavam para o estilo mais apagado. Um kimono podia ser usado sem uma das mangas para demonstrações marciais, como esgrima e arquearia. Os samurais também usavam jaquetas sem mangas, conhecidas como kataginu, sobre o kimono. O katagino tinha ombreiras exageradas com o emblema do samurai estampado nelas.
Waraji e tabi
Os samurais usavam sandálias de palha chamadas waraji. Essas sandálias tradicionais consistiam em palha de arroz trançada, amarradas com alças folgadas que eram enroladas no peito do pé, davam a volta ao redor e eram amarradas pelo calcanhar. Eram calçados leves, baratos e fáceis de fazer, apesar de não serem duráveis e não protegerem os pés. As tabi eram meias com o dedo separado para facilitar ao calçar as waraji. A separação ficava entre o dedão e o segundo dedo, e as cores variavam conforme a estação.
Obi
O obi era usado era usado como cinto ao redor da hakama. Ele era feito de algodão branco e espesso, e amarrado três vezes ao redor da cintura, logo acima do osso do quadril. O obi segurava a katana e a wakisahi do samurai. A wakashi, ou espada curta, era colocada nas laterais, entre a última e a camada do meio. A katana, ou espada longa, era colocada entre a segunda e terceira camada do obi, próxima ao quadril esquerdo.
Sarashi
O sarashi, ou cobertura do torso, era tradicionalmente usado para dificultar os ferimentos da batalha. Como o obi, o sarashi era feito de um pedaço de algodão espesso enrolado ao redor da parte superior do tórax. As mulheres samurais no Japão feudal também podiam usar o sarashi para firmar seus seios.