Contente
Para campistas que planejam dormir no chão de uma barraca, um saco de dormir pode ser um grande diferencial de conforto. Especialmente quando se acampa no tempo frio, o isolamento obtido com um bom saco de dormir é vital para manter o corpo aquecido. Se você planeja fazer seu próprio colchonete de espuma, o mais importante será a escolha de um material que seja confortável, forte e durável.
Instruções
A escolha do material para o saco de dormir é o mais importante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Escolha o tipo de espuma. O site "Elizabeth Scully of Trails" recomenda as espumas fechadas, particularmente as de PVC-NBR porque elas não absorvem umidade e mantém sua densidade original.
A espuma de borracha com isolamento térmico é a mais recomendada (Dynamic Graphics Group/Dynamic Graphics Group/Getty Images) -
Escolha a espessura da espuma. Defina o grau de densidade baseado no quanto conforto você quer e nas temperaturas de onde planeja acampar. Enquanto aqueles que fazem extensas caminhadas durante os meses de verão podem escolher uma espessura de 0,5 centímetro, nos meses de inverno será preciso uma densidade de pelo menos um 1,25 cm ou até 2,5 cm. Espumas mais grossas fornecem mais conforto e mais isolamento, mas ocupam espaço extra na mochila.
Espessuras diferentes para cada clima (Creatas Images/Creatas/Getty Images) -
Meça e recorte seu colchonete de um pedaço da espuma. A maioria dos colchonetes são mais compridos - alguns centímetros a mais do que sua altura - e mais largos do que a extensão dos seus braços esticados ao lado do corpo; outros tem 3/4 do comprimento, são da mesma largura mas cortados na altura dos joelhos. Esse último tipo irá reduzir o espaço necessário para ser embrulhado, mas não manterá a parte inferior de seu corpo, as pernas e os pés, bem aquecidos. Defina as dimensões desejadas com uma trena, trace com giz ou lápis e corte ao longo das linhas desenhadas com uma faca de corte bem afiada ou uma navalha.
Dê forma ao colchonete (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images) -
Embale seu colchonete. Você pode enrolá-lo firmemente como um saco de dormir, fechando com uma correia, ou dobrá-lo como uma sanfona. A última técnica economiza espaço e pode fornecer uma conveniente e confortável almofada traseira quando fizer caminhadas com sua mochila. Para fazer isso, corte o colchonete transversalmente em tiras iguais, estreitas o suficiente para caber na mochila, a maioria delas permite 25 a 30 cm de largura. Por exemplo, um saco de dormir medindo 1 metro e 10 cm por 66 cm pode ser cortado em quatro partes iguais de 28 cm por 66 cm. Depois de cortadas, coloque as tiras juntas e una as partes com fita adesiva, lembrando-se de virar cada pedaço antes de passar uma nova tira da fita, então o conjunto ficará dobrado como se fosse um acordeão. Dobre toda a esteira e coloque fita adesiva no lado exposto de cada dobra.
Dobre seu saco de dormir (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Passo a passo
Dicas
- Se você é um alpinista sério e frequentemente acampa sob condições de temperatura extremas, considere utilizar um saco de dormir de uma marca de qualidade superior vendida em lojas de material para acampamento, pois colchonetes de espuma caseiros não garantem os melhores resultados.
O que você precisa
- Espuma de PVC-NBR de células fechadas (espuma de borracha com isolamento térmico)
- Lápis, marcador ou giz
- Navalha, faca de corte ou tesoura
- Régua, trena ou fita métrica
- Correias ou fita adesiva